A Teoria de Aprendizagem Significativa no Ensino de Programação: um Mapeamento Sistemático da Literatura
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo discutir as aplicações e as estratégias didáticas para ensino de programação baseada na teoria de Aprendizagem Significativa, desenvolvida por David Ausubel. Pesquisas sobre esse tema são recentes e há poucos relatos de aplicação da teoria no contexto de ensino de programação, com ainda menos pesquisas estudando a convergência do resultado desses relatos. Essa falta de referências e exemplos pode gerar insegurança ou dúvidas no professor e pesquisador que busca práticas baseadas na Aprendizagem Significativa no contexto de ensino de Programação. Neste mapeamento sistemático da literatura, foram avaliados 26 artigos publicados desde 2010, com o objetivo de apresentar uma visão crítica sobre as pesquisas mais recentes. Com este estudo foi possível mapear as principais estratégias adotadas e os públicos-alvo em pesquisas que seguem premissas da Aprendizagem Significativa no ensino de programação.
Palavras-chave:
ensino de programação, teoria da aprendizagem significativa, mapeamento sistemático
Referências
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Publicado
16/11/2022
Como Citar
ZANETTI, Humberto A. P.; BORGES, Marcos A. F.; RICARTE, Ivan L. M..
A Teoria de Aprendizagem Significativa no Ensino de Programação: um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 01-14.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2022.224579.