Recording the Learners’ Experience and Personalizing of Teaching with Serious Games in Virtual Reality

  • Paula C. Fernandes Universidade Federal de Ouro Preto / Instituto Tecnológico Vale http://orcid.org/0000-0003-0338-7231
  • Arilton J. D. A. Nunes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Koda G. F. Melo Universidade Federal de Ouro Preto
  • André S. G. M. Pimenta Universidade Federal de Ouro Preto
  • Mariana Rezende Universidade Federal de Ouro Preto
  • Claudia Martins Carneiro Universidade Federal de Ouro Preto
  • Saul Delabrida Universidade Federal de Ouro Preto https://orcid.org/0000-0002-8961-5313

Resumo


Jogos Sérios Imersivos são ferramentas úteis e eficazes para prover experiência para aprendizes. Nesses ambientes, são capazes de monitorar as práticas e experiências dos aprendizes rumo a personalização do aprendizado. Este trabalho criou uma abordagem educacional imersiva para que os professores recebam informações analíticas, tomem decisões sobre os melhores caminhos de aprendizagem e forneçam ensino personalizado. Apesar de estar em fase inicial, é possível visualizar o potencial de permitir: (i) feedback do perfil dos alunos por meio da análise de dados; (ii) quantidade de informações de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos. O resultado deste trabalho é uma aula 3D em um laboratório de biologia em uma plataforma de realidade virtual, integrada a uma plataforma para gestão de ensino e registro das ações dos indivíduos.

Palavras-chave: Experiência, Jogos Sérios, Realidade Virtual, Personalização do Ensino

Referências

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Publicado
17/10/2022
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FERNANDES, Paula C.; NUNES, Arilton J. D. A.; MELO, Koda G. F.; PIMENTA, André S. G. M.; REZENDE, Mariana; CARNEIRO, Claudia Martins; DELABRIDA, Saul. Recording the Learners’ Experience and Personalizing of Teaching with Serious Games in Virtual Reality. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 112-115. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.225854.

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