Avaliação de UX em aplicações móveis: resumo de uma investigação sobre a influência de diferentes fatores em um app de compras baseado em chatbot

  • Walter T. Nakamura UTFPR / UFAM
  • Leonardo C. Marques UFAM
  • David Redmiles University of California
  • Elaine H. T. de Oliveira UFAM
  • Tayana Conte UFAM

Resumo


Avaliar a Experiência do Usuário (UX) no desenvolvimento de software é vital para direcionar lançamentos futuros. Assim, é crucial identificar os fatores que alteram os julgamentos do usuário para compreender melhor os resultados. Este estudo investiga o efeito do sequenciamento da interação, da experiência anterior e do número de problemas na satisfação geral e nas principais dimensões de UX (pragmática e hedônica), aplicando três métodos para avaliar um aplicativo de compras móvel baseado em chatbot. Os resultados revelaram a influência da experiência anterior e do número de problemas na UX, principalmente na dimensão pragmática. O sequenciamento da interação, por sua vez, não influenciou significativamente a UX.

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Publicado
16/10/2023
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NAKAMURA, Walter T.; MARQUES, Leonardo C.; REDMILES, David; OLIVEIRA, Elaine H. T. de; CONTE, Tayana. Avaliação de UX em aplicações móveis: resumo de uma investigação sobre a influência de diferentes fatores em um app de compras baseado em chatbot. In: ARTIGOS INTERNACIONAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 22. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 230-235. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2023.232925.

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