Proposta de aplicativo para comercialização de produtos de agricultura orgânica
Resumo
A agricultura é um dos setores mais importantes da economia brasileira e impulsiona o desenvolvimento de várias regiões do País. A área da Tecnologia da Informação desempenha um papel crucial no suporte ao setor agro. Este trabalho concentra-se na avaliação da usabilidade durante o processo de prototipação e desenvolvimento do app Mangút, que automatiza a venda de produtos orgânicos e agroecológicos. Para análise das coletas do teste, foi utilizado o framework double diamond. Os resultados foram compilados em uma tabela identificando quatro principais problemas de usabilidade. Logo, os próximos passos envolvem a proposta e aplicação de possíveis soluções.
Referências
BARBALHO, S. C. M., MOURA, I. F., CRUZ, M. V. M., VIANA, G., and ABREU, I. (2022). Mangút: interface de conexão produtor-consumidor de orgânicos. In Barreto, C. G., Fornazier, A., and Darnet, L. A. F., editors, Nexo Água-Enegia-Alimento e a Agroecologia: Reflexões, Experiências e Resultados de Pesquisa, pages 223–250. APPRIS, 1 edition.
Design Council (2004). Framework for innovation. [link]. Accessed on 22 June 2023.
Etzkowitz, H., de Mello, J. M. C., and Almeida, M. (2005). Towards “meta-innovation” in brazil: The evolution of the incubator and the emergence of a triple helix. Research policy, 34(4):411–424.
FAO of the United Nations (2009). HLEF2050: Global Agriculture Towards 2050. [link].
Ferrari, A. G., Jugend, D., Armellini, F., Barbalho, S. C. M., and de Carvalho, M. M. (2023). Crossing actors’ boundaries towards circular ecosystems in the organic food sector: Facing the challenges in an emerging economy context. Journal of Cleaner Production, 407:137093.
Joseph, A. M., Jali, N., Robert Jupit, A. J., and Khartini Jali, S. (2021). eMarket for Local Farmers. In 2021 IEEE 19th Student Conference on Research and Development (SCOReD), number November, pages 30–35. IEEE.
Nogueira, V. G. d. C. and Marcelino, M. Q. d. S. (2021). Covid-19: impactos e estratégias para a comercialização de alimentos da agricultura familiar no DF. Revista de Política Agrícola, 1(1):117.
Oroian, C. F., Safirescu, C. O., Harun, R., Chiciudean, G. O., Arion, F. H., Muresan, I. C., and Bordeanu, B. M. (2017). Consumers’ attitudes towards organic products and sustainable development: A case study of romania. Sustainability, 9(9):1559.
Sauro, J. and Lewis, J. R. (2016). Quantifying the User Experience: Practical Statistics for User Research. Morgan Kaufmann, 2nd edition.