Objetos de Aprendizagem Acessíveis: uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
O presente trabalho buscou trazer um panorama da pesquisa sobre objetos de aprendizagem acessíveis para deficientes visuais com base na metodologia de revisão sistemática da literatura. Os resultados mostraram que a questão e a subquestão de pesquisa foram respondidas e foi possível perceber o suporte que as ferramentas de educação a distância podem fornecer se forem acessíveis. Por fim, foram identificadas as diversas formas como os pesquisadores abordaram a acessibilidade de cada objeto de aprendizagem e detectados os modelos, técnicas e ferramentas computacionais mais específicas que existem e são utilizadas no contexto da educação, a fim de promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual.Referências
Freire, A., Linhalis, F., Bianchini, S., Fortes, R., and Pimentel, M. (2010). Revealing the whiteboard to blind students: An inclusive approach to provide mediation in synchronous e-learning activities. Computers & Education, 54:866–876.
Freire, A. P., Paiva, D. M. B., and Fortes, R. P. d. M. (2020). Acessibilidade digital durante a pandemia da covid-19 - uma investigação sobre as instituições de ensino superior públicas brasileiras. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Porto Alegre, v. 28, p. 956-984.
IEEE-LTSC (2002). Draft standard for learning object metadata. 1484.12.1-2002.
Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.
Lahav, O., Hagab, N., Kader, S., Levy, S., and Talis, V. (2018). Listen to the models: Sonified learning models for people who are blind. Computers & Education, 127.
Orsini-Jones, M., Courtney, K., and Dickinson, A. (2005). Supporting foreign language learning for a blind student: A case study from coventry university. Support for Learning, 20:146 – 152.
Freire, A. P., Paiva, D. M. B., and Fortes, R. P. d. M. (2020). Acessibilidade digital durante a pandemia da covid-19 - uma investigação sobre as instituições de ensino superior públicas brasileiras. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), Porto Alegre, v. 28, p. 956-984.
IEEE-LTSC (2002). Draft standard for learning object metadata. 1484.12.1-2002.
Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.
Lahav, O., Hagab, N., Kader, S., Levy, S., and Talis, V. (2018). Listen to the models: Sonified learning models for people who are blind. Computers & Education, 127.
Orsini-Jones, M., Courtney, K., and Dickinson, A. (2005). Supporting foreign language learning for a blind student: A case study from coventry university. Support for Learning, 20:146 – 152.
Publicado
07/10/2024
Como Citar
SOARES, Michele dos Santos; FURUKAWA, Cássio Andrade; CAGNIN, Maria Istela; PAIVA, Débora Maria Barroso.
Objetos de Aprendizagem Acessíveis: uma Revisão Sistemática da Literatura. In: ARTIGOS INTERNACIONAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 236-240.
DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.241606.