ACUEM-PBL: Ambiente de Computação Ubíqua para o Ensino de Medicina baseado em PBL

  • Luiz Henrique Zambom Santana UNIFESP
  • Marcos Forte UNIFESP
  • Wanderley Lopes de Souza UNIFESP / UFSCar
  • Antonio Francisco do Prado UFSCar

Resumo


Este artigo propõe um ambiente de computação ubíqua para cursos de medicina centrados em Problem-Based Learning (PBL). O ACUEM-PBL, cujo principal instrumento para o registro de informações e para a reflexão é um Portfólio Reflexivo Eletrônico (PRE), permite aos diversos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem desenvolverem trabalhos cooperativos suportados por diversos tipos de dispositivos. Esse ambiente está sendo avaliado junto a curso de graduação de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

Alvarenga, G. (2001) “Portfólio: o que é e a que serve?” Revista Olho Mágico, vol. 8, no. 1.

Barbosa, J., Hahn, R., Barbosa, D.N.F., e Geyer, C.F.R., “Mobile and ubiquitous computing in an innovative undergraduate course”, Anais do Technical Symposium on Computer Science Education, pp. 379 – 383.

Barrett, H.C. (2005) “White Paper: Researching Electronic Portfolios and Learner Engagement”. The Reflect Initiative, 26 p. Disponível em: [link], acessado em Março de 2008..

Dolog, P., Henze, N., Nejdl, W. e Sintek, M. “Personalization in distributed e-learning environments”, Anais do 13th international World Wide Web, pp. 19-21, 2004.

Forte, M., Souza, W.L. e Prado, A.F. (2008) “Using ontologies and Web services for content adaptation in Ubiquitous Computing”, Journal of Systems and Software, vol. 81, no. 3, pp. 368-381.

N. Guarino (1998) “Formal ontology in information systems”, Anais da International Conference on Formal Ontologies in Information Systems, pp. 3-15.

Kho, A., Henderson, L.E., Dressler, D.D. e Kripalani, S. (2006) “Use of Handheld Computers in Medical Education: A Systematic Review”, Journal of General Internal Medicine, vol. 21, no. 5, pp. 531-537.

Martins, D.S., Santana, L.H.Z., Biajiz, M., Prado e A.F., Souza, W.L. (2008) “Context-aware Information Retrieval on a Ubiquitous Medical Learning Environment” Anais do ACM Symposium on Applied Computing, vol. 2., pp. 2348-2349.

McIlraith, S.A., Son, T.C. e Zeng, H. (2001) “Semantic Web services”, IEEE Intelligent Systems, vol. 16, no. 2, pp. 46–53.

Niguidula, D., Ring, G. e Davis, H. (2005) “Digital Portfolios: A Dozen Lessons in a Dozen Years”. Disponível em: [link], acessado em Março de 2008.

Rehm, James (1998) “Problem Based Learning an Introduction.” The National Teaching and Learning Forum. Disponível em: [link], acessado em Março de 2008.

Rogers, Y., Price, S., Randell, C., Fraser, D. S., Weal, M., e Fitzpatrick, G. (2005) ”Ubi-learning Integrates indoor and outdoor experiences”. Communications of the ACM, vol. 48, no. 1, pp. 55-59.

Salomão, P.L. e Sigulem, D. (2004) “Utilização do computador de mão integrado à telefonia celular no atendimento médico: Desenvolvimento de sistema e avaliação” Anais do IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde.

Talbot, M. (2004) “Monkey see, monkey do: a critique of the competency model in graduate medical education”. Med. Educ., vol. 38, pp. 587-592

Törlind, P., Stenius, M., Johanson, M. e Jeppsson, P. (1999) “Collaboration Environments for Distributed Engineering”. Anais do Computer Supported Cooperative Work in Design.
Publicado
12/07/2008
SANTANA, Luiz Henrique Zambom; FORTE, Marcos; SOUZA, Wanderley Lopes de; PRADO, Antonio Francisco do. ACUEM-PBL: Ambiente de Computação Ubíqua para o Ensino de Medicina baseado em PBL. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMPUTAÇÃO APLICADA À SAÚDE (SBCAS), 8. , 2008, Belém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008 . p. 11-20. ISSN 2763-8952.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2