Jogo Sério inspirado em Fliperamas como alternativa pedagógica para o período pré-vestibular

  • Luís Antônio Scarabelot Fiabani UFSC
  • Diva Moreira de Souza Hennemann UFSC
  • Arthur Bauer Cardoso UFSC
  • Patrícia Jantsch Fiuza UFSC
  • Fabrício Herpich UFRGS

Resumo


Introdução: um dos principais meios de ingresso em universidades são os vestibulares. Devido a sua relevância, os alunos costumam enfrentar medo de fracasso, estresse e dificuldade de aprendizagem durante a fase de preparação. Nesse viés, a inclusão de jogos educacionais se apresenta promissora ao permitir maior engajamento aos estudantes e estimular a aquisição de conhecimento de modo dinâmico. Assim, o presente artigo explora a prototipação de um jogo instrucional, a fim de aplicar essa metodologia alternativa em cursos pré-vestibulares. Objetivo: apresentar o processo de desenvolvimento do jogo sério FlipUFSC, que busca tornar o estudo pré-vestibular mais engajador, além de auxiliar os docentes com feedbacks de desempenho dos estudantes. Metodologia: o jogo FlipUFSC está estruturado a partir da metodologia Design Science Research e da aplicação do modelo MEGAA+ para validação. Resultados Esperados: o projeto se encontra na etapa de desenvolvimento da ferramenta, mas apresenta concluída a documentação, a delimitação de requisitos e a prototipação parcial das telas. Espera-se, com a conclusão do artefato, oferecer uma ferramenta pedagógica alternativa que auxilie os estudos dos vestibulandos na obtenção do acesso ao ensino superior.

Palavras-chave: Aprendizagem, Design Science Research (DSR), Educação, Gamificação, Jogo Instrucional

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Publicado
30/09/2025
FIABANI, Luís Antônio Scarabelot; HENNEMANN, Diva Moreira de Souza; CARDOSO, Arthur Bauer; FIUZA, Patrícia Jantsch; HERPICH, Fabrício. Jogo Sério inspirado em Fliperamas como alternativa pedagógica para o período pré-vestibular. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 14. , 2025, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 108-114. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2025.9769.