Experiência de Implantação do MR-MPS-SV no Service Desk da ECO Sistemas

  • Larissa Lopes de Araujo ECO sistemas
  • Elizabeth Cristina Mocny ECO sistemas
  • Ana Regina Rocha UFRJ / Implementum
  • Taísa Gonçalves UFRJ / Implementum
  • Gleison Santos UNIRIO

Resumo


Este artigo descreve a experiência da ECO Sistemas com a implementação do nível G MR-MPS-SV no seu Service Desk. A implementação teve inicio em Setembro de 2013 e a avaliação oficial foi concluída em Dezembro de 2013. Os resultados obtidos indicam aumento de produtividade na prestação do serviço e visibilidade de SLA atendida, além da criação de base histórica.
Palavras-chave: ECO Sistemas, Service Desk, Implantação, MR-MPS-SV

Referências

ARAUJO, L. L. e MELLO, A. B. 2010. Implantação do MPS.BR (Melhoria do Processo de Software Brasileiro), nível F, com TFS (Team Foundation Server) no Desenvolvimento Eficiente de Sistemas. WAMPS - Workshop Anual do MPS. 2010.

CMMI Product Team. 2010a. CMMI for Development, Version 1.3. Pittsburgh, Pennsylvania : Software Engineering Institute, Carnegie Mellon University, 2010a. Technical Report CMU/SEI-2010-TR-033.

CMMI Product Team. 2010b. CMMI for Services, Version 1.3. Pittsburgh, Pennsylvania : Software Engineering Institute, Carnegie Mellon University, 2010b. CMU/SEI-2010-TR-034.

CTI Renato Archer. 2013. Modelo de Referência para Avaliação da CERTICS - Documento de Detalhamento. Campinas: Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, 2013.

FURTADO, J. C. e OLIVEIRA, S. R. B. 2012. A Process Framework for the Software and Related Services Acquisition Based on the CMMI-ACQ and the MPS.BR Acquisition Guide. IEEE Latin America Transational, Vol. 10, no6, December 2012.

ISO/IEC. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION/ INTERNATIONAL ELETROTECHNICAL COMISSION. 2008. ISO/IEC 12207 Systems and Software Engineering - Software Life Cicle Process. Geneve, 2008.

ISO/IEC. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION/ INTERNATIONAL ELETROTECHNICAL COMISSION. 2011. ISO/IEC 20000 Information Technology - Service Management. Geneve, 2011.

ISO/IEC. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION/ INTERNATIONAL ELETROTECHNICAL COMISSION. 2003. ISO/IEC 15504-2: Information Technology - Process Assessment - Part 1: Concepts and Vocabulary. Geneve, 2003.

JORDÃO, L. e KALINOWSKI, M. 2013. Investigando a aplicabilidade do MPS-SV na Melhoria de Serviço de Desenvolvimento e Manutenção de Software. WAMPS - Workshop Anual do MPS. 2013.

OTRS - Open Tecnology Real Service. 2014. OTRS - Open Tecnology Real Service. [Online] 2014. [Citado em: 2014 de Abril de 25.] http://www.otrs.com.

PARDO, C.; PINO, F. J.; GARCÍA, F.; VELTHIUS, M. P. e BALDASSARE, M. T. 2011. Trends in Harmonization of Multiple Reference Models. L.A. Maciaszek and P. Loucopoulos (Eds.):ENASE 2010, CCIS 230, pp61-73. 2011.

RODRIGUES, LEONEL CEZAR. 2010. O Desenho da Gestão da Tecnologia da Informação nas 100 Maiores Empresas na Visão dos Executivos de TI. 2010.

SOFTEX. 2012. Guia Geral MPS de Serviços. 2012. Disponível em www.softex.br/mpsbr.

SOFTEX RECIFE. 2011. MPT.Br Melhoria de Processo de Teste Brasileiro - Guia de Referência do Modelo. 2011.
Publicado
04/08/2014
Como Citar

Selecione um Formato
DE ARAUJO, Larissa Lopes; MOCNY, Elizabeth Cristina; ROCHA, Ana Regina; GONÇALVES, Taísa; SANTOS, Gleison. Experiência de Implantação do MR-MPS-SV no Service Desk da ECO Sistemas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 13. , 2014, Blumenau. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 272-279. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2014.15260.