Retorno de Investimento da Melhoria de Processo de Software na BL Informática

  • Analia Irigoyen Ferreiro Ferreira BL Informática / UFRJ
  • Roberta Cerqueira BL Informática
  • Gleison Santos UFRJ
  • Mariano Montoni UFRJ
  • Ahilton Barreto UFRJ
  • Andrea O. S. Barreto BL Informática / UFRJ
  • Ana Regina Rocha UFRJ

Resumo


Devido ao ambiente competitivo, organizações tentam melhorar suas práticas visando atingir níveis mais altos de produtividade, qualidade e competitividade. Apesar de a melhoria de processo de software ser uma das abordagens mais usadas para atingir esses objetivos, isto não é fácil e geralmente requer grandes investimentos. Assim, determinar o retorno desses investimentos é crucial para justificá-los e manter a motivação alta. Este trabalho apresenta resultados quantitativos do retorno do investimento relacionados a cronograma, custos, produtividade, qualidade e financeiros na BL Informática, mostrando que esses investimentos realmente podem trazer bons retornos.
Palavras-chave: Retorno de Investimento, Melhoria de Processo de Software, BL Informática

Referências

Chrissis, M.B., Konrad, M., Shrum, S., (2006), CMMI (Second Edition): Guidelines for Process Integration and Product Improvement. SEI Series in Software Engineering. Addison Wesley Professional.

Erdogmus, H., Favaro, J., Strigel, W., (2004), "Return on Investment", IEEE Software, v. 21, n. 3, pp. 18-22.

Ferreira, A.I.F., Cerqueira, R., Santos, G., et al., (2006a), "ISO 9001:2000, MPS.BR Nível F e CMMI Nível 3: Uma Estratégia de Melhoria de Processos na BL Informática". In: V SBQS, pp. 375-382, Vila Velha, Brasil, Maio.

Ferreira, A.I.F., Santos, G., Cerqueira, R., et al., (2006b), "Taba Workstation: Supporting Software Process Improvement Initiatives Based on Software Standards and Maturity Models", LNCS, v. 4257/2006, pp. 207-218.

Ferreira, A.I.F., Santos, G., Cerqueira, R., et al., (2007), "Applying ISO 9001:2000, MPS.BR and CMMI to Achieve Software Process Maturity: BL Informatica’s Pathway". In: 29th ICSE, Minneapolis, Estados Unidos, Maio.

Figueiredo, S., Rocha, A.R., Santos, G., et al., (2006), "Uma Abordagem de Apoio à Solução Técnica em Ambientes de Desenvolvimento de Software Orientados à Organização". In: V SBQS, pp. 293-307, Vila Velha, Brasil.

ISO 9001:2000, (2000) - "Quality management systems – Requirements".

Laitenberger, O., Vegas, S., Ciolkowoski, M., (2002), The State of the Practice of Re-view and Inspection Technologies in Germany, Tech Report Number: ViSEK/011/E.

MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro, (2006) - "Guia Geral (v. 1.1)".

PMI, (2004), PMBOK - Project Management Body of Knowledge, 3a ed., PMI.

Rico, D., (2004), ROI of Software Process Improvement: Metrics for Project Managers and Software Engineers, J. Ross Publishing.

Solingen, R.V., (2004), "Measuring the ROI of Software Process Improvement", IEEE Software, v. 21, n. 3, pp. 32-38.
Publicado
01/06/2007
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Analia Irigoyen Ferreiro; CERQUEIRA, Roberta; SANTOS, Gleison; MONTONI, Mariano; BARRETO, Ahilton; BARRETO, Andrea O. S.; ROCHA, Ana Regina. Retorno de Investimento da Melhoria de Processo de Software na BL Informática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 6. , 2007, Porto de Galinhas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2007 . p. 413-420. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2007.15594.