ISO 9001:2000, MPS.BR Nível F e CMMI Nível 3: Uma Estratégia de Melhoria de Processos na BL Informática
Resumo
Este trabalho apresenta resultados quantitativos do programa de melhoria da BL Informática através de análise comparativa entre o investimento realizado e o retorno obtido com a implantação da ISO 9001:2000, MPS.BR Nível F e preparação para futura avaliação CMMI Nível 3. São apresentadas, também, as dificuldades encontradas, fatores de sucesso e lições aprendidas como resultado da implantação de processos.
Referências
Ferreira, A. I. F., Cerqueira, R., Rocha, A.R, Santos, G., Montoni, M., Mafra, S., Figueiredo, S., (2005), “Implantação de Processo de Software na BL Informática – Um caso de Sucesso”, IV SBQS, Porto Alegre, Brasil
ISO/IEC 12207:2000 - Information technology–software process life cycle, (2000)
ISO 9001:2000 - Quality management systems - Requirements, (2000)
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro, Guia Geral (v. 1.0) (2005)
Oliveira, K, Zlot, F., Rocha, A. R., Travassos, G., Galotta, C., Menezes, C. Domain Oriented Software Development Environment, Journal of Systems and Software, vol 72/2 (2004) pp 145-161
Rocha, A. R., Montoni, M., Santos, G., Montoni, M., Mafra, S., Figueiredo, S., Bessa, A., Mian, P. (2005) “Estação TABA: Uma Infra-estrutura para Implantação do Modelo de Referência para Melhoria de Processo de Software”, IV SBQS, Porto Alegre, Brasil.
Santos, G., Montoni, M., Rocha, A.R., Figueiredo, S., Mafra, S., Albuquerque, A., Diaz Paret, B., Amaral, M.: Using a Software Development Environment with Knowledge Management to Support Deploying Software Processes in Small and Medium Size Companies, 7th Int. Workshop on Learning Software Organizations (LSO'2005), Kaiserslautern, Alemanha, Apr. (2005).