ISO 9001:2000, MPS.BR Nível F e CMMI Nível 3: Uma Estratégia de Melhoria de Processos na BL Informática

  • Analia Irigoyen Ferreiro Ferreira BL Informática / UFRJ
  • Roberta Cerqueira BL Informática
  • Gleison Santos UFRJ
  • Mariano Montoni UFRJ
  • Ahilton Barreto UFRJ
  • Ana Regina Rocha UFRJ

Resumo


Este trabalho apresenta resultados quantitativos do programa de melhoria da BL Informática através de análise comparativa entre o investimento realizado e o retorno obtido com a implantação da ISO 9001:2000, MPS.BR Nível F e preparação para futura avaliação CMMI Nível 3. São apresentadas, também, as dificuldades encontradas, fatores de sucesso e lições aprendidas como resultado da implantação de processos.

Palavras-chave: ISO 9001:2000, MPS.BR Nível F e CMMI Nível 3, Melhoria de Processos, BL Informática

Referências

Chrissis, M. B., Konrad, M, Shrum, S. (2003) “CMMI: Guidelines for Process Integration and Product Improvement”, Addison-Wesley

Ferreira, A. I. F., Cerqueira, R., Rocha, A.R, Santos, G., Montoni, M., Mafra, S., Figueiredo, S., (2005), “Implantação de Processo de Software na BL Informática – Um caso de Sucesso”, IV SBQS, Porto Alegre, Brasil

ISO/IEC 12207:2000 - Information technology–software process life cycle, (2000)

ISO 9001:2000 - Quality management systems - Requirements, (2000)

MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro, Guia Geral (v. 1.0) (2005)

Oliveira, K, Zlot, F., Rocha, A. R., Travassos, G., Galotta, C., Menezes, C. Domain Oriented Software Development Environment, Journal of Systems and Software, vol 72/2 (2004) pp 145-161

Rocha, A. R., Montoni, M., Santos, G., Montoni, M., Mafra, S., Figueiredo, S., Bessa, A., Mian, P. (2005) “Estação TABA: Uma Infra-estrutura para Implantação do Modelo de Referência para Melhoria de Processo de Software”, IV SBQS, Porto Alegre, Brasil.

Santos, G., Montoni, M., Rocha, A.R., Figueiredo, S., Mafra, S., Albuquerque, A., Diaz Paret, B., Amaral, M.: Using a Software Development Environment with Knowledge Management to Support Deploying Software Processes in Small and Medium Size Companies, 7th Int. Workshop on Learning Software Organizations (LSO'2005), Kaiserslautern, Alemanha, Apr. (2005).
Publicado
29/05/2006
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Analia Irigoyen Ferreiro; CERQUEIRA, Roberta; SANTOS, Gleison; MONTONI, Mariano; BARRETO, Ahilton; ROCHA, Ana Regina. ISO 9001:2000, MPS.BR Nível F e CMMI Nível 3: Uma Estratégia de Melhoria de Processos na BL Informática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 5. , 2006, Vila Velha. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2006 . p. 375-382. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2006.15625.