Qualidade Websites Bancários Um Estudo de Caso

  • Alberto Sampaio Lima UNIFOR
  • José Bezerra da Silva Filho UNIFOR
  • Arnaldo Dias Belchior UNIFOR

Resumo


Os Bancos são instituições financeiras que trabalham com uma clientela muito variada, necessitando prestar um serviço eficiente a todo custo. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Bancos (FEBRABAN), os investimentos nas áreas de informática e de telecomunicações são crescentes e colocaram o sistema bancário brasileiro entre os mais modernos do mundo. O cliente destas instituições cada vez mais procura formas alternativas de atendimento fora do ambiente tradicional de trabalho dos Bancos, que são as agências e postos tradicionais. Este trabalho desenvolveu uma metodologia para avaliação da usabilidade de interfaces de websites bancários, que foi validada através de uma pesquisa de campo. Como resultado, obteve-se algumas diretrizes e orientações para o desenvolvimento de websites corporativos para o sistema bancário.
Palavras-chave: websites, qualidade de interface, qualidade dos sites Internet

Referências

BASILI, V. R., MUSA, J. D., 1991, The Future Engineering of Software: A Management Perspective, IEEE Computer, September.

BELCHIOR, A. D., 1997, Um Modelo Fuzzy para Avaliação da Qualidade de Software, Tese de Doutorado, UFRJ-COOPE, Rio de janeiro.

COUTO , Ione Caldas, Avaliação Ergonômica de Interfaces da "Urna Eletrônica" com o eleitor utilizada no processo eleitoral municipal brasileiro de 1996, 1999, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

FEBRABAN, 2001, www.febraban.com.br .

MAHAJAN, Rohit, SCHNEIDERMAN, Ben, A Family of User Interface Consistency Checking Tools, 1995, Human-Computer Interaction Laboratoty, University of Maryland.

NIELSEN, Jacob, Designing Web Usability, 2000, New Riders Publishing, Indianapolis, Indiana USA.

NIELSEN, Jacon, MACK, Robert L., Usability Inspection Methods, 1994, John Wiley and Sons, Inc.

NIELSEN, Jacob, Usability Engeneering, 1993, Morgan Kaufmann, San Diego, CA.

OLIVEIRA, Djalma, Sistemas de Informações Gerenciais, 4a Ed. São Paulo, Atlas, 1998.

RUSSEL, Stuart, NORVIG, Peter, Artificial Intelligence, A Modern Approach, Prentice Hall, 1995.

SHNEIDERMAN, Ben, Designing the User Interface – Strategies for Effective Human-computer Interaction, 1998, Addison Wesley Longmam Inc.

SHNEIDERMAN, Ben, CHIMERA Richard , JOG Ninad, Evaluating Spatial and Textual style of displays, 1995, Human-Computer Interaction Laboratoty, University of Maryland.

SPOOL, Jared M., SCANLON,Tara, SCHOEDER, Will, SNYDER, Carolyn, DEANGELO, Terri, Web Site Usability – A Designer’s Guide, 1999, Morgan Kauffman Publishers.

TAUSWORTHE, R. C., 1995, Software quality management through process and product modeling, Annals of Software Engineering 1, 119-139.
Publicado
02/09/2003
LIMA, Alberto Sampaio; DA SILVA FILHO, José Bezerra; BELCHIOR, Arnaldo Dias. Qualidade Websites Bancários Um Estudo de Caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 2. , 2003, Fortaleza. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2003 . p. 137-150. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2003.15697.