Diagnóstico, Definição e Melhoria do Processo de Software: um Estudo de Caso

  • Débora P. Diniz Tavares UFSCar
  • Sandra C. P. Ferraz Fabbri UFSCar
  • Rosely Sanches USP

Resumo


Este artigo relata um estudo de caso realizado em uma empresa de internet, telecomunicações e desenvolvimento de Website, que teve por objetivo avaliar e identificar o processo atual de desenvolvimento de software da empresa e propor um plano de melhoria desse processo, com base no nível 2 do modelo SW-CMM. Para atingir esse objetivo, foi utilizado um ferramental gerado por três trabalhos de mestrado desenvolvidos nos Grupos de Engenharia de Software da UFSCar e do ICMC-USP. Esses trabalhos correspondem a um questionário de avaliação de processo segundo o nível 2 do SW-CMM, uma ferramenta que dá apoio automatizado a esse questionário e um conjunto de diretrizes que ajudam a estabelecer um plano de ação para iniciar a melhoria de processo.
Palavras-chave: Diagnóstico de Processo, Melhoria de Processo, SW-CMM

Referências

Pfleeger,S.L.; Software Engineering – Theory and Practice, Prentice Hall PTR (1998).

Falbo, R.A., Menezes, C.S., Rocha, A.R.C.; “Assist-Pro: Um Assistente Baseado em Conhecimento para Apoiar a Definição de Processos de Software”, anais do XIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, Florianópolis, (1999), pp. 147-162

Machado, L.F.D.C., Santos, G., Oliveira, K.M., Rocha, A.R.C.; “Def-Pro: Apoio Automatizado para a Definição de Processos de Software”, anais do XIV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, João Pessoa, (2000), pp. 359 - 362

Paulk, M.C., Curtis, B., Chrissis, M.B., Weber, C.V.; Capability Maturity Model for Software, version 1.1, Relatório Técnico, Software Engineering Institute, Carnegie Mellon University, Pittsburgh, Pennsylvania, (1993).

ISO/IEC TR 15504, 1998, Parts 1-9: Information Technology – Software Process Assessment.

Ministério de Ciência e Tecnologia - Qualidade e Produtividade no Setor de Software Brasileiro - Principais Resultados Históricos, Resultados da Pesquisa 1999. Acessado em 20/05/2002. Disponível na Internet: http://www.mct.gov.br/sepin

Marchetti, P.A.S.; Uma Abordagem para Diagnóstico de Processo de Software Baseada no Nível 2 do CMM, Dissertação de Mestrado do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, (2000)

Gaspar, D.A.; Desenvolvimento de Uma Ferramenta de Apoio á Avaliação de Qualidade de Processo de Software para Pequena Empresa, Dissertação de Mestrado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, (2000)

Fiats, M.I.; Diretrizes para o Estabelecimento de Melhoria de Processos Adequada a Empresas de Pequeno Porte, Dissertação de Mestrado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, (2000)

Gane, C., Sarson, T.; Structured System Analysis, Prentice Hall, (1979)

Personal Software Process. Acessado em 20/05/2002. Disponível na Internet: http://www.sei.cmu.edu/tsp/psp.htm
Publicado
14/10/2002
Como Citar

Selecione um Formato
TAVARES, Débora P. Diniz; FABBRI, Sandra C. P. Ferraz; SANCHES, Rosely. Diagnóstico, Definição e Melhoria do Processo de Software: um Estudo de Caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 1. , 2002, Gramado-RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2002 . p. 189-197. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2002.16227.