Uso de Dados de Mídias Sociais para Desenvolvimento de Metodologia de Posicionamento de Táxis

  • Diego O. Rodrigues UNICAMP
  • Thiago H. Silva UTFPR
  • Marilia Curado Universidade de Coimbra
  • Antonio A. F. Loureiro UFMG
  • Leandro Villas

Resumo


Cidades Inteligentes surgem como um tópico que utiliza tecnologia da informação e comunicação em centros urbanos para monitorar suas dinâmicas e possibilitar que serviços prestados aos seus cidadãos possam ser melhorados. Esse monitormento se dá, por exemplo, por meio da observação de dados gerados pelos cidadãos em suas vidas cotidianas. Uma parcela significativa desses dados contém anotações espaço-temporais que podem ser utilizadas para analisar características específicas das cidades como, por exemplo, seus fluxos de mobilidade. Considerando essas características, este trabalho propõe o uso de dados de mídias sociais para melhorar o posicionamento dos táxis na cidade. Os resultados mostram indícios de que dados de mídias sociais podem ser utilizados como sensores virtuais de concentrações de pessoas em determinados locais, podendo ser usados pelo sistema de transporte urbano. Com o presente trabalho foi possível verificar como diferentes fontes de dados urbanos podem ser relacionadas por meio da correlação espaço-temporal de amostras provenientes de três fontes diferentes. A proposta foi validada usando dados reais de táxis da cidade de Nova Iorque e do Twitter. Essa validação foi feita por meio do SMAFramework, um arcabouço para análise de dados de mobilidade urbana. 

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Publicado
10/05/2018
Como Citar

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RODRIGUES, Diego O.; SILVA, Thiago H.; CURADO, Marilia; LOUREIRO, Antonio A. F.; VILLAS, Leandro. Uso de Dados de Mídias Sociais para Desenvolvimento de Metodologia de Posicionamento de Táxis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 36. , 2018, Campos do Jordão. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 656-669. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2018.2449.

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