Identificação da Reputação de Áreas Urbanas Externas com Dados de Mídias Sociais

  • Frances A. Santos UNICAMP / University of Ottawa
  • Thiago H. Silva UTFPR
  • Antonio A. F. Loureiro UFMG
  • Azzedine Boukerche University of Ottawa
  • Leandro A. Villas UNICAMP

Resumo


Aprender a percepção das pessoas que emerge dasáreas urbanas tem sido um objetivo de pesquisa multidisciplinar, pois oferece um grande potencial para facilitar a difícil tarefa de compreender as características intrínsecas dasáreas urbanas, por exemplo, sua reputação. Para isso, comumente, são exploradas abordagens tradicionais de coleta de dados, como entrevistas. No entanto, tais métodos não escalam facilmente, dificultando a execução desse tipo de análise para um grande número de lugares. Para superar esse desafio, propomos um método alternativo que explora dados de redes sociais baseadas em localização (LBSNs). O nosso método inovador, chamado de REP-Map, trata da descoberta e mapeamento da reputação dasáreas urbanas externas, explorando aspectos semânticos e espaciais em mensagens compartilhadas em LBSNs. Estudando áreas externas de Chicago, mostramos, através de uma pesquisa com voluntários, que nosso método pode capturar a reputação que os usuários consideram em relação a essasmáreas urbanas externas.

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Publicado
10/05/2018
Como Citar

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SANTOS, Frances A.; SILVA, Thiago H.; LOUREIRO, Antonio A. F.; BOUKERCHE, Azzedine; VILLAS, Leandro A.. Identificação da Reputação de Áreas Urbanas Externas com Dados de Mídias Sociais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 36. , 2018, Campos do Jordão. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 810-823. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2018.2460.

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