Por Aqui é Mais Seguro: Melhorando a Mobilidade e a Segurança nas Vias Urbanas

  • Allan M. de Souza UNICAMP
  • Leonardo C. Botega UNICAMP / Stratelli
  • Islene Calciolari Garcia UNICAMP
  • Leandro A. Villas UNICAMP

Resumo


Recentemente, muitas cidades estão enfrentando problemas de mobilidade e segurança, comumente relacionados aos congestionamentos e aos índices elevados de incidentes criminais. Muitos sistemas de transporte inteligentes (ITSs) foram desenvolvidos para tratar o problema de mobilidade urbana, ao mesmo tempo, alguns sistemas baseados em segurança foram criados para direcionar veículos e pedestres por rotas mais seguras. Entretanto, a maioria desses sistemas consideram apenas um problema. Portanto, um ITS pode direcionar veículos por ruas perigosas, a fim de evitar congestionamentos, enquanto sistemas baseados em segurança podem guiar veículos para vias congestionadas visando melhorar a segurança dos motoristas e passageiros. Com isso em mente, nesse trabalho propomos #PAS (Por Aqui é mais Seguro), um ITS híbrido que possui conhecimento sobre as condições de tráfego e também sobre os níveis de insegurança nas vias para melhorar a mobilidade urbana e também a segurança dos motoristas e passageiros. Os resultados em um cenário realista mostraram que o #PAS supera as soluções do estado-da-arte para tratar os problemas de mobilidade e segurança nas vias urbanas.

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Publicado
10/05/2018
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SOUZA, Allan M. de; BOTEGA, Leonardo C.; GARCIA, Islene Calciolari; VILLAS, Leandro A.. Por Aqui é Mais Seguro: Melhorando a Mobilidade e a Segurança nas Vias Urbanas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 36. , 2018, Campos do Jordão. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 1019-1032. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2018.2475.

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