Protocolo para Disseminação de Dados em VANETs baseado em Métricas de Redes Complexas: Um Estudo de Caso com Sistema de Gerenciamento de Tr ânsito

  • Joahannes Costa
  • Denis Rosário
  • Allan M. de Souza
  • Leandro A. Villas
  • Eduardo Cerqueira

Resumo


Diversos serviços em Redes Veiculares Ad-Hoc (VANETs), tal como Sistemas de Gerenciamento de Trânsito (TMS), requerem informações disseminadas entre os véıculos para tomada de decisões. Contudo, disseminação de dados é uma tarefa desafiadora, devidoás características específicas das VANETs, tais como, densidade heterogênea, comunicação de curto alcance e alta mobilidade dos nós. Neste artigo é apresentado um protocolo para disseminação de dados em cenários urbanos que considera métricas de redes complexas, denominado DDRX. Os resultados de simulações mostram que o DDRX oferece alta eficiência em termos de cobertura, número de transmissões e atraso em comparação ao protocolos amplamente conhecidos de disseminação de dados. Além disso, quando aplicado a um TMS, possibilita que os véıculos fiquem menos tempo em congestionamentos, tenham menor tempo de viagem e atinjam maiores velocidades.
Publicado
10/05/2018
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA, Joahannes; ROSÁRIO, Denis; SOUZA, Allan M. de; VILLAS, Leandro A.; CERQUEIRA, Eduardo. Protocolo para Disseminação de Dados em VANETs baseado em Métricas de Redes Complexas: Um Estudo de Caso com Sistema de Gerenciamento de Tr ânsito. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC) , 2018 Anais do XXXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, may 2018 . ISSN 2177-9384.