Aumentando a Satisfação do Cliente por meio da Abordagem de Ecossistemas Digitais em uma Empresa de Software
Resumo
Os ecossistemas digitais têm como inspiração os ecossistemas biológicos, incorporando seus princípios. Esta pesquisa visa utilizar o conceito de ecossistemas digitais para apoiar a integração entre as áreas em uma empresa no ramo de software. Com isso, espera-se uma maior sinergia entre as áreas da empresa, bem como almeja-se a entrega de produtos mais adequados às necessidades do cliente, elevando a sua satisfação.
Referências
Graciano Neto, Valdemar & dos Santos, Rodrigo & Araujo, Renata. (2017). Sistemas de Sistemas de Informação e Ecossistemas de Software: Conceitos e Aplicações.
Jansen, Slinger & Finkelstein, Anthony & Brinkkemper, Sjaak. (2009). A Sense of Community: A Research Agenda for Software Ecosystems. 2009 31st International Conference on Software Engineering - Companion Volume, ICSE 2009. 187 - 190. 10.1109/ICSE-COMPANION.2009.5070978.
Ferreira, Renato & Miranda, Müller & Souza, Cleidson & Figueira Filho, Fernando & Treude, Christoph & Singer, Leif. (2015). Os Aspectos Sociais dos Ecossistemas de Software.
Peltoniemi, Mirva & Vuori, Elisa. (2004). Business ecosystem as the new approach to complex adaptive business environments. 267-281.
Hadzic, M & Chang, Elizabeth & Dillon, T. (2007). Methodology framework for the design of digital ecosystems. Conference Proceedings - IEEE International Conference on Systems, Man and Cybernetics. 7 - 12. 10.1109/ICSMC.2007.4414235.