Gestão Segura e Escalável de Identidades através de Múltiplas Corrente de Blocos
Resumo
A identificação dos cidadãos é essencial para liberar o acesso a serviços básicos como saúde e educação. Entretanto, sistemas tradicionais de gestão de identidade adotam abordagens pouco escaláveis ou prejudiciais à segurança e a privacidade do usuário. Este artigo apresenta a proposta de um sistema de gestão de identidade baseado na interoperabilidade de correntes de blocos. No sistema, cada domínio mantém uma corrente de blocos para gerir a identidade de seus usuários. Além disso, o trabalho analisa a técnica de troca de informações entre correntes de blocos para implantar o conceito de “traga a sua propria identidade”. Dessa forma, o sistema mitiga problemas de escalabilidade e garante aos usuários o controle sobre os seus dados. O trabalho desenvolvido é parte do projeto fomentado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, “Gestão de Identidade com Troca de Informações entre Correntes de Blocos”.
Referências
Naik, N. e Jenkins, P. (2020). uPort Open-Source Identity Management System: An Assessment of Self-Sovereign Identity and User-Centric Data Platform Built on Blockchain. Em 2020 IEEE International Symposium on Systems Engineering (ISSE), paginas 1–7. IEEE.
Pangestu, M. et al. (2022). ID4D Data: Global Identification Challenge by the Numbers. Relatório técnico, The World Bank.
Queiroz, S., Greve, F., Sampaio, L. N. e Marques, E. (2021). Plataforma para Gestão de Identidades Descentralizadas Baseada em Blockchain. Em Anais do XXI Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais, páginas 29–42. SBC.
Reed, D., Law, J. e Hardman, D. (2016). The Technical Foundations of Sovrin. The Technical Foundations of Sovrin.