Aplicação de agentes para o controle de pendências geradas nos processos de workflow

  • Fabiane A. Frantz UNISC
  • Daniela D. S. Bagatini UNISC
  • Kurt W. Molz UNISC

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo o estudo e a modelagem de um processo de negócio, utilizando como base um modelo de workflow, com a finalidade de identificar os locais onde ocorrem exceções no processo que ocasionam pendências. Com base nesse estudo, propor um novo modelo de workflow, incluindo agentes, realizar a modelagem do modelo proposto em uma ferramenta de workflow e implementar os agentes em um ambiente de simulação, no intuito de prevenir tais pendências.
Palavras-chave: Workflow, Aplicação de agentes, Controle de pendências, Processos de negócios

Referências

Cruz, Tadeu. (2003) Sistemas, Métodos & Processos: administrando organizações por meio de processos de negócios. São Paulo: Atlas.

Cruz, Tadeu (2004) Workflow II: a tecnologia que revolucionou processos. Rio de Janeiro: E-Papers.

Frantz, F.; Bagatini, D. S.; Molz, K. (2005) Um Sistema Multiagente Aplicado a Processos de Negócios. In: Encontro Nacional de Inteligência Artificial (ENIA). São Leopoldo: UNISINOS.

Hübner, J. F. (2003) Um Modelo de Reorganização de Sistemas Multiagentes. São Paulo: Escola Politécnica da USP. Tese de Doutorado.

Juchem, M.; Bastos, R. M. (2002) Projetando Sistemas Multiagentes em Organizações Empresariais. In: Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. Gramado.

Ogliari, I.; Bagatini, D. S.; Frozza, R. (2005) Processo de alocação de recursos utilizando sistema multiagente. In: Encontro Nacional de Inteligência Artificial (ENIA). São Leopoldo: UNISINOS.

WfMC. (2005) “Workflow Management Coalition”, http://www.wfmc.org/, Setembro.
Publicado
26/10/2005
Como Citar

Selecione um Formato
FRANTZ, Fabiane A.; BAGATINI, Daniela D. S.; MOLZ, Kurt W.. Aplicação de agentes para o controle de pendências geradas nos processos de workflow. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 2. , 2005, Florianópolis. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2005 . p. 9-16. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2005.14962.