Análise da Abordagem Etnomatemática para o Ensino Fundamental no Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC-MT)
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a abordagem da Etnomatemática para o Ensino Fundamental no Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC-MT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental cuja metodologia que para a análise de dados será a Análise Textual Discursiva (ATD). O referencial teórico baseado nas contribuições do autor Ubiratan D’Ambrósio e outros percussores. Discutimos através desta pesquisa o papel da Etnomatemática na DRC, como o documento trata essa metodologia, refletindo sobre possibilidades e desafios da escola para promover ações pedagógicas que considerem as relações interpessoais no processo de (re)construção do conhecimento.
Palavras-chave:
Etnomatemática, Análise Documental, DRC
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. (Tendências em educação matemática). ISBN 9788551301319.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação - Abordagens Qualitativas, 2ª edição. Grupo GEN, 2013. E-book. ISBN 978-85-216-2306-9. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 mar. 2024.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado e Educação. Documento de Referência Curricular de Mato Grosso: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cuiabá. 2018.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência e Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
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SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
Publicado
11/11/2024
Como Citar
ALMEIDA, Gislaine Martins Viana de.
Análise da Abordagem Etnomatemática para o Ensino Fundamental no Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC-MT). In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1489-1496.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32808.