Análise da Abordagem Etnomatemática para o Ensino Fundamental no Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC-MT)

  • Gislaine Martins Viana de Almeida UFMT

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar a abordagem da Etnomatemática para o Ensino Fundamental no Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC-MT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental cuja metodologia que para a análise de dados será a Análise Textual Discursiva (ATD). O referencial teórico baseado nas contribuições do autor Ubiratan D’Ambrósio e outros percussores. Discutimos através desta pesquisa o papel da Etnomatemática na DRC, como o documento trata essa metodologia, refletindo sobre possibilidades e desafios da escola para promover ações pedagógicas que considerem as relações interpessoais no processo de (re)construção do conhecimento.
Palavras-chave: Etnomatemática, Análise Documental, DRC

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. São Paulo: Autêntica, 2007. 1 recurso online. (Tendências em educação matemática). ISBN 9788551301319.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação - Abordagens Qualitativas, 2ª edição. Grupo GEN, 2013. E-book. ISBN 978-85-216-2306-9. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 mar. 2024.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado e Educação. Documento de Referência Curricular de Mato Grosso: Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cuiabá. 2018.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência e Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
Publicado
11/11/2024
ALMEIDA, Gislaine Martins Viana de. Análise da Abordagem Etnomatemática para o Ensino Fundamental no Documento de Referência Curricular para o Estado de Mato Grosso (DRC-MT). In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1489-1496. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32808.