Fake News sobre a Covid-19: como o Discurso Digital em Agências de Fact-Checking Combate a Infodemia
Resumo
Este trabalho investiga o discurso digital de três Agências de Checagem de Fatos para compreender como na contemporaneidade o discurso delas é estruturado na pandemia da Covid-19. Para tanto, a pesquisa se ampara em pressupostos da análise do discurso digital, coletando dados integrados ao uso da linguagem e de recursos computacionais, com um recorte no tema do “tratamento precoce”. São utilizadas como ferramentas de análise os traços da análise do discurso nativo digital: efeito compósito, deslinearização, ampliação, investigabilidade, imprevisibilidade e relacionalidade. Conclui-se que o traço da ampliação não é muito explorado, mas as agências analisadas estão inseridas na Web pela investigabilidade.
Referências
Campos, Lorraine Vilela. "O que são Fake News?"; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm>. Acesso em 18 ago. 2021.
Garcia, Leila Posenato; Duarte, Elisete. Infodemia: excesso de quantidade em detrimento da qualidade das informações sobre a COVID-19. 2020.
Lelo, Thales Vuela; Pachi Filho, Fernando. Credibilidade em disputa no jornalismo digital: Estrategias discursivas das agencias de fact-checking brasilenas vinculadas aos conglomerados de midia/[es] Credibilidad en disputa en periodismo digital: estrategias discursivas de agencias brasilenas de fact-checking ligadas a los conglomerados de medios/[en] Disputed credibility in digital journalism: discursive strategies of Brazilian fact-checking organizations from media conglomerates. Estudios sobre el Mensaje Periodistico, v. 27, n. 2, p. 531-542, 2021.
Monnerat, A. A aposta no fact checking: jornalistas criam mais iniciativas para verificar o discurso público e revelar notícias falsas. Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de SP, 2018. Disponível em: http://www.sjsp.org.br/noticias/a-aposta-no-fact-checking-f810. Acesso em: 14 nov. 2020;
Neves, Barbara Coelho; Borges, Jussara. Por que as fake news têm espaço nas mídias sociais?: uma discussão à luz do comportamento infocomunicacional e do marketing digital. Informação & Sociedade: estudos. João Pessoa. Vol. 30, n. 2 (abr./jun. 2020), p. 1-22, 2020.
Paveau, M.-A. (2013) Os pré-discursos: sentido, memória, cognição. Pontes.
Paveau, M.-A. (2018) L'analyse du discours numérique: Dictionnaire des formes et des pratiques, Hermann.