Fake News sobre a Covid-19: como o Discurso Digital em Agências de Fact-Checking Combate a Infodemia

  • Lafayette B. Melo Instituto Federal da Paraíba

Resumo


Este trabalho investiga o discurso digital de três Agências de Checagem de Fatos para compreender como na contemporaneidade o discurso delas é estruturado na pandemia da Covid-19. Para tanto, a pesquisa se ampara em pressupostos da análise do discurso digital, coletando dados integrados ao uso da linguagem e de recursos computacionais, com um recorte no tema do “tratamento precoce”. São utilizadas como ferramentas de análise os traços da análise do discurso nativo digital: efeito compósito, deslinearização, ampliação, investigabilidade, imprevisibilidade e relacionalidade. Conclui-se que o traço da ampliação não é muito explorado, mas as agências analisadas estão inseridas na Web pela investigabilidade.

Palavras-chave: Análise do Discurso Digital, pandemia, fake news, agências de checagem de fatos

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Publicado
18/10/2021
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MELO, Lafayette B.. Fake News sobre a Covid-19: como o Discurso Digital em Agências de Fact-Checking Combate a Infodemia. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 12. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 41-48. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2021.17543.