O uso de chatbots humanizados na saúde: melhorando o atendimento ao cliente

  • Maria D. B. Araújo IFCE
  • Amanda C. Nascimento IFCE
  • Jose Olinda da Silva IFCE
  • Francisca Jamires da Costa IFCE

Resumo


Os chatbots humanizados na saúde têm por objetivo prover uma informação de qualidade, além de proporcionar um meio acolhedor para o usuário. Nesse sentido, conduziu-se um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) apresentando um panorama das pesquisas sobre a utilização dos chatbots humanizados no atendimento ao cliente, contemplando 14 publicações (2019-2023). Os resultados apontam que os assistentes virtuais estão cada vez mais presentes na área da saúde, com destaque para funções como marcação de exames, monitorização e acompanhamento e autonomia. No entanto, a maior predominância acontece na oferta de orientações sobre sintomas e tratamentos, representando cerca de 64,2% das funções.

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Publicado
06/08/2023
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ARAÚJO, Maria D. B.; NASCIMENTO, Amanda C.; SILVA, Jose Olinda da; COSTA, Francisca Jamires da. O uso de chatbots humanizados na saúde: melhorando o atendimento ao cliente. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS SOCIAIS, HUMANOS E ECONÔMICOS DE SOFTWARE (WASHES), 8. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 101-110. ISSN 2763-874X. DOI: https://doi.org/10.5753/washes.2023.230724.