O uso de chatbots humanizados na saúde: melhorando o atendimento ao cliente
Resumo
Os chatbots humanizados na saúde têm por objetivo prover uma informação de qualidade, além de proporcionar um meio acolhedor para o usuário. Nesse sentido, conduziu-se um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) apresentando um panorama das pesquisas sobre a utilização dos chatbots humanizados no atendimento ao cliente, contemplando 14 publicações (2019-2023). Os resultados apontam que os assistentes virtuais estão cada vez mais presentes na área da saúde, com destaque para funções como marcação de exames, monitorização e acompanhamento e autonomia. No entanto, a maior predominância acontece na oferta de orientações sobre sintomas e tratamentos, representando cerca de 64,2% das funções.
Referências
Cossa, D. T. (2022). Desenvolvimento de um chatbot para a marcação de consultas clínicas: Sistema Nacional de Saúde. Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, 2022.
Dermeval, D., Coelho, J. A. D. M., & Bittencourt, I. I. (2020). Mapeamento sistemático e revisão sistemática da literatura em informática na educação. In JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano.(Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC.
Fischer, N., Martini, P., Tomaz, M., Priebe, P., Konrath, M., Konrath, M., ... & Peranconi, D. (2020). Chatbot Iara: relacionando e interagindo com dados sobre o novo coronavírus em Santa Cruz do Sul. In Anais da I Escola Regional de Computação do Rio Grande do Sul. p. 50-55.
He, Y., Yang, L., BE, B. W., BE, S. Z., Qian, C., & BE, T. T. (2022). Mental health chatbot for young adults with depressive symptoms: a single-blind, three-arm, randomized controlled trial. Journal of Medical Internet Research, 2022.
Kitchenham, B., & Charters, S (2007). Guidelines for Performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report 2007-001. Keele University and Durham University, UK.
Koulouri, T., Macredie, R. D., & Olakitan, D. (2022). Chatbots to Support Young Adults’ Mental Health: An Exploratory Study of Acceptability. ACM Transactions on Interactive Intelligent Systems (TiiS), 12(2), 1-39.
Lee, H., Kang, J., & Yeo, J. (2021). Medical Specialty Recommendations by an Artificial Intelligence Chatbot on a Smartphone: Development and Deployment. J Med Internet Res. May 6;23(5).
Lee, Y. C., Yamashita, N., & Huang, Y. (2020). Designing a chatbot as a mediator for promoting deep self-disclosure to a real mental health professional. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, 4(CSCW1), 1-27.
Mautone, G. M. (2022). Uma análise histórica dos serviços de saúde no Brasil: procura, acesso e suas desigualdades. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2022.
Melo Mendonça, V., de Melo Mendonça, A., de Souza Maciel, N., de Freitas Matos, M., de Sousa, I. M., Oliveira, A. W. N., & de Sousa, L. B. (2021). Desenvolvimento de chatbot para adolescentes sobre infecções sexualmente transmissíveis. Rev. Enfermagem em Foco, 12(3).
Monte, L., Muniz, J. A., Meneses, L. M. M., Huanca, T. V. L., & Maia, J. S. (2022). A tecnologia e a depressão: um aplicativo como ferramenta para cuidado em saúde. Global Academic Nursing Journal, 3(1), e214-e214.
Oliveira, N., Costa, A., Diovanni Araujo, and Carlos Portela. (2019). HelpCare: Um Protótipo de Chatbot para o Auxílio do Tratamento de Doenças Crônicas. In Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde, junho 11, 2019, Niterói, Brasil. SBC, Porto Alegre, Brasil, 282-287.
Petersen, K., Vakkalanka, S., and Kuzniarz, L. (2015). Guidelines for conducting systematic mapping studies in software engineering: An update. Information and Software Technology, 64:1 – 18.
Pinto, N. P., & Garcia, A. C. B. (2019). Uso de Chatbots para Diagnóstico e Tratamento de Portadores de Mal de Alzheimer. In Anais Estendidos do XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. p. 99-104.
Santos Junior, J. B., Franco, A. P. L., Bonfim, T. R., & Rocha, A. . (2021). Especificação e Desenvolvimento de um Chatbot para Apoio ao Atendimento a Pessoas com Trissomia 21. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (E42), 238-244.
Santos Junior, J. B., Dias, A. J. S., de Paiva Souza, B. Z., Victorino, H. C., Carmello, T. S., Bonfim, T. R., ... & Gomes, G. M. (2021). Uma Proposta de Chatbot Para Telediagnóstico de Câncer do Colo do Útero: Uma abordagem Inovadora e Centrada nos Usuários de Unidades Básicas de Saúde. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (E42), 386-395.
Silva, L. A. S., & Nunes, M. A. S. N. (2021). Mapeamento sistemático dos artigos do estado da arte sobre experimentos com pensamento computacional no ensino básico. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 976-988). SBC.
Silva, D. M. F., & Jorge, M. S. B. (2021). Estratégias de cuidado à saúde mental dos profissionais da saúde em tempos de COVID-19: protocolo de revisão de escopo Mental health care strategies of health professionals in times of COVID-19: scope review protocol. Brazilian Journal of Health Review, 4(4), 17922-17928.
Souza, P. M., Pires, I. D. C., Motti, V. G., Caseli, H. M., Neto, J. B., Martini, L. C., & de Almeida Neris, V. P. (2022). Design recommendations for chatbots to support people with depression. In Proceedings of the 21st Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. p.1-11.
Sweeney, C., Potts, C., Ennis, E., Bond, R., Mulvenna, M. D., O’neill, S., ... & Mctear, M. F. (2021). Can chatbots help support a person’s mental health? Perceptions and views from mental healthcare professionals and experts. ACM Transactions on Computing for Healthcare, 2(3), 1-15.
Tudor Car, L., Dhinagaran, D. A., Kyaw, B. M., Kowatsch, T., Joty, S., Theng, Y. L., & Atun, R. (2020). Conversational agents in health care: scoping review and conceptual analysis. Journal of medical Internet research, 22(8).