Modelos Transformers para a Análise Automática de Satisfação na Plataforma Consumidor.gov.br

  • Daniel G. Silva UnB
  • William B. A. M. Betker UnB
  • Daniel P. Gonçalves UnB
  • Ugo S. Dias UnB

Resumo


A plataforma Consumidor.gov.br é um recurso relevante para os Direitos do Consumidor, no Brasil: consumidores contatam os fornecedores para resolver conflitos entre as partes; ao final, o consumidor escreve sua opinião sobre o processo. Este trabalho propõe um modelo de análise de sentimentos via Aprendizado por Transferência, realizando o fine-tuning de um modelo BERT em um conjunto de treino que agrega reconhecidas bases de dados de avaliações de consumidores em português. A seguir, avalia-se o modelo na classificação das reclamações do Consumidor.gov.br, por meio de um conjunto de testes exclusivamente rotulado para este fim. O modelo é implantado no ambiente de análise de dados da SENACON, onde consegue realizar análise de sentimentos das reclamações finalizadas, diariamente, com F1-score de 0,72.

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Publicado
21/07/2024
SILVA, Daniel G.; BETKER, William B. A. M.; GONÇALVES, Daniel P.; DIAS, Ugo S.. Modelos Transformers para a Análise Automática de Satisfação na Plataforma Consumidor.gov.br. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA EM GOVERNO ELETRÔNICO (WCGE), 12. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-13. ISSN 2763-8723. DOI: https://doi.org/10.5753/wcge.2024.1834.