ELIS: Uma ferramenta inclusiva para o ensino de lógica de programação aos surdos

  • Luciano Teran Universidade Federal do Pará
  • Fabiola Araújo Universidade Federal do Pará
  • Yomara Pires Universidade Federal do Pará

Resumo


Este artigo demonstra a produção e validação da ferramenta Ensinando Lógica para Inclusão de Surdos (ELIS). O software citado deve estimular no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos que se encontram matriculados na educação básica II. Além do mais, utiliza-se a coleta seletiva como o objetivo principal para o ensino da lógica de programação e sua sequência de passos. O desenvolvimento do software seguiu as etapas primordiais da engenharia de software, como a elicitação de requisitos, prototipação, codificação e teste. A coleta de dados com usuários e validação da ferramenta foram realizados nas escolas de ensino fundamental do município de Castanhal, localizado no estado do Pará e tiveram resultados satisfatórios, pois os alunos conseguiram realizar as fases propostas.

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Publicado
11/11/2019
TERAN, Luciano; ARAÚJO, Fabiola; PIRES, Yomara. ELIS: Uma ferramenta inclusiva para o ensino de lógica de programação aos surdos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1024-1033. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1024.