ELIS: Uma ferramenta inclusiva para o ensino de lógica de programação aos surdos
Resumo
Este artigo demonstra a produção e validação da ferramenta Ensinando Lógica para Inclusão de Surdos (ELIS). O software citado deve estimular no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos que se encontram matriculados na educação básica II. Além do mais, utiliza-se a coleta seletiva como o objetivo principal para o ensino da lógica de programação e sua sequência de passos. O desenvolvimento do software seguiu as etapas primordiais da engenharia de software, como a elicitação de requisitos, prototipação, codificação e teste. A coleta de dados com usuários e validação da ferramenta foram realizados nas escolas de ensino fundamental do município de Castanhal, localizado no estado do Pará e tiveram resultados satisfatórios, pois os alunos conseguiram realizar as fases propostas.
Referências
Brasil, República Federativa (2002). Lei Nº 10.436: Lei de LIBRAS.
Brasil, República Federativa (2010). Lei Nº 12.305: Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Brasil, República Federativa (2010). Lei Nº 12.319: Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da LIBRAS.
Wangenheim, C. G. et al. (2014). Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2019). Sinopse Estatística da Educação Básica 2018.
Lima, A. S. (2008). UML 2.0 – do Requisito à Solução. Editora Érica.
Neto, M., Santos, C. A. M. Dos, Souza, E. E. De e Fonseca, M. G. (2018). Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018).
PHP. (2019). O que é o PHP?.
Sierra. (2019). Construct2.
Silva, K. P. M. et al. (2019). Educação Ambiental e sustentabilidade: uma preocupação necessária e contínua na escola. Revista Brasileira de Educação Ambiental.
Vianna, M. et al. (2012). Design Thinking: inovação em negócios. MJV Press. 1033