Ensino da adição e subtração baseado no Campo Aditivo: uma proposta na Cultura Digital

  • Crediné de Menezes UFRGS
  • Genilson Corradi UFES

Resumo


As pesquisas de avaliação da aprendizagem tem mostrado que os alunos, no início da sua vida estudantil, tem muita dificuldade na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de matemática, em especial, das operações básicas de soma/subtração e multiplicação/divisão. Na Teoria dos Campos Conceituais, criada pelo pesquisador Francês Gérard Vergnaud são propostas duas abordagens pedagógicas para facilitar a aprendizagem destas operações, porém a sua utilização é uma tarefa difícil para os professores. Este trabalho investiga estas dificuldades junto a professores de uma rede de ensino e propõe um ambiente digital para apoiar o ensino e a aprendizagem das operações de adição e subtração de forma colaborativa e ubiqua.

Referências

Etcheverria, Teresa Cristina. O Ensino das Estruturas Aditivas junto a Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 252 f. Diss. Tese (Doutorado em Educação Matemática, Área de concentração: Ensino e Aprendizagem em Matemática e suas Inovações)–Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2014.

Santana, Eurivalda, Alex Andrade Alves, and Célia Barros Nunes. "A Teoria dos Campos Conceituais num Processo de Formação Continuada de Professores." Bolema: Boletim de Educação Matemática 29.53 (2015): 1162-1180.

Vergnaud, Gérard. "Psicología Cognitiva e do Desenvolvimento e Pesquisas em Educação Matemática: Algumas questões teóricas e metodológicas. Trad. de Weiss, J. Apresentação concedida para o grupo Canadense de Estudos em Educação Matemática na Queen’se University, Kingston, jun.1982.
Publicado
11/11/2019
Como Citar

Selecione um Formato
MENEZES, Crediné de; CORRADI, Genilson. Ensino da adição e subtração baseado no Campo Aditivo: uma proposta na Cultura Digital. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1224-1228. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1224.