WhatsApp como ferramenta de ensino: análise do fenômeno da ubiquidade num grupo de estudantes de Pedagogia

  • Débora Valletta Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


Assumindo que o contexto da ubiquidade oportuniza o uso de ferramentas de uso pessoal para inseri-las com metodologias de ensino, a universidade se depara com alguns desafios para a formação inicial de professores. A investigação apresentada pretende explorar o processo de instrumentalização do artefato WhatsApp com estudantes de Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa é qualitativa e de cunho exploratório. Concluiu-se que, entre as estudantes, há evidências que a ubiquidade propiciada pelo WhatsApp apresenta indícios de padronização na seleção de ferramentas de comunicação entre o espaço formal e informal de aprendizagem e ambiência associados à gênese instrumental.

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Publicado
28/10/2018
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VALLETTA, Débora. WhatsApp como ferramenta de ensino: análise do fenômeno da ubiquidade num grupo de estudantes de Pedagogia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 539-547. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.539.