WhatsApp como ferramenta de ensino: análise do fenômeno da ubiquidade num grupo de estudantes de Pedagogia
Resumo
Assumindo que o contexto da ubiquidade oportuniza o uso de ferramentas de uso pessoal para inseri-las com metodologias de ensino, a universidade se depara com alguns desafios para a formação inicial de professores. A investigação apresentada pretende explorar o processo de instrumentalização do artefato WhatsApp com estudantes de Licenciatura em Pedagogia. A pesquisa é qualitativa e de cunho exploratório. Concluiu-se que, entre as estudantes, há evidências que a ubiquidade propiciada pelo WhatsApp apresenta indícios de padronização na seleção de ferramentas de comunicação entre o espaço formal e informal de aprendizagem e ambiência associados à gênese instrumental.Referências
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Publicado
28/10/2018
Como Citar
VALLETTA, Débora.
WhatsApp como ferramenta de ensino: análise do fenômeno da ubiquidade num grupo de estudantes de Pedagogia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 539-547.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.539.