Análise do Laboratório Remoto de Robótica Educacional (LERO) como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Introdução à Programação

  • Crijina Flores IFBA
  • Railane Santos FAINOR
  • Stenio Araújo UESB

Resumo


Este trabalho resulta do estudo de viabilidade de inserção do Laboratório Remoto de Robótica Educacional (LERO) como forma de complementar o ensino e aprendizagem de lógica de programação. A pesquisa da qual ele parte foi realizada em duas etapas: na primeira etapa, a turma foi dividida em grupos e realizou uma atividade utilizando o LERO; na segunda etapa, quatro alunos realizaram a mesma atividade e avaliaram a plataforma de modo individual. Os dados obtidos através de questionários e entrevistas foram apresentados de maneira descritiva e quantitativa. Constatou-se que o LERO, apesar de apresentar algumas limitações, pode atuar como ferramenta complementar no ensino de Programação de Computadores.

Referências

BINI, E. M.; KOSIANSKI, A.; O Ensino de Programação de Computadores em um ambiente criativo e motivador. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, p. 2, 2009, Florianópolis. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/675.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2016.

CARDOSO, D. C.; TAKAHASHI, E. K. Experimentação remota em atividades de ensino formal: um estudo a partir de periódicos Qualis A. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 11, n. 3, p. 187,2011. Disponível em: <http://nutec.ufu.br/experimentos/artigos/RBPEC11-3-2011.pdf>. Acesso em: 20 out. 2015.

FLORES, C. C.; Lero: Um Laboratório Remoto de Robótica Educacional Extensível e Adaptável. 2015. 137 f. Dissertação de Mestrado Universidade Salvador – UNIFACS, Salvador, 2015.

PINTO, M. de C.; Aplicação de arquitetura pedagógica em curso de robótica educacional com hardware livre. 2011. 158f. Dissertação de Mestrado Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

PIROLA, N. A. (org.) Ensino de ciências e matemática, IV: temas de investigação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 244 p. ISBN 978-85-7983-081-5. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/bpkng/pdf/pirola-9788579830815-11.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2017.

SIEVERS JUNIOR, F.; GERMANO, J. S. E.; OLIVEIRA, J. M. P.; PANCCIONI, B.; MORZELLI, N. V.; MAFRA, T. WebLab um laboratório de acesso remoto controlado através da Internet. Um estudo de caso na Logística. Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São Paulo. Disponível em: <http://www.fatecguaratingueta.edu.br/fateclog/artigos/Artigo_47.PDF>. Acesso em:10 mar. 2016.
Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
FLORES, Crijina; SANTOS, Railane; ARAÚJO, Stenio. Análise do Laboratório Remoto de Robótica Educacional (LERO) como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem de Introdução à Programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 127-136. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.127.