Estudo e Aplicação da técnica Learning Mosaic no apoio à autorregulação da aprendizagem em Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs)

  • Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder Universidade de São Paulo (USP) / IFSULDEMINAS
  • Ellen Francine Barbosa Universidade de São Paulo (USP)

Resumo


Este artigo apresenta uma técnica denominada Learning Mosaic, geralmente utilizada no contexto presencial para apoiar a autorregulação da aprendizagem e gestão do conhecimento dentro de empresas. Apesar do potencial da técnica, ela ainda é pouco explorada no contexto de ensino e aprendizagem, principalmente em cursos virtuais, e existe uma demanda por ferramentas que automatizem sua aplicação. Essa questão foi identificada durante a oferta de um curso aberto online e massivo (MOOC) sobre Desenvolvimento ágil de Software. Os resultados obtidos podem contribuir para aplicações futuras da técnica em ambientes presenciais ou virtuais e, também, estimular a criação ou adaptação de plataformas de MOOCs cujas funcionalidades sejam baseadas nos fundamentos de Learning Mosaic para fomentar a autorregulação da aprendizagem.

Referências


Fassbinder, A., Delamaro, M. E. e Barbosa, E. F. (2014). "Construção e Uso de MOOCs: Uma Revisão Sistemática", Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, Vol. 25, pp. 332.

Fassbinder, A. G. O., Fassbinder, M., Barbosa, E. F. (2016) "Um Conjunto Preliminar de Requisitos Pedagógicos para Caracterização e Comparação de Plataformas de MOOCs", In: XXI Congresso Internacional de Tecnologia Educativa (TISE), Santiago, Chile, Novembro.

Inamorato dos Santos, A., Yves, P. and Munoz, J. C. (2016) Opening up Education: A Support Framework for Higher Education Institutions. Publications Office of the European Union. Disponível em http://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC101436. Acesso em 28 jun. 2017.

Júnior, J. C. M. da S., França, R. S. e Tedesco, P. C. de A. R. (2014) "AutoReg: uma ferramenta de apoio à autorregulação da aprendizagem", 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 20º Workshop de Informática na Escola (WIE).

Lima, A. F. O. e Pimentel, E. P. (2013) "Mecanismos para Suporte à Auto-Regulação da Aprendizagem do Estudante", In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE) (Vol. 24, No. 1, p. 296).

Lumiar, Escolas. (2012) "Como fazemos". Disponível em lumiar.org.br. Acesso em 30 jun. 2016. http://lumiar.org.br/index.php/como-fazemos/

Magno, A. (2015) "How Creative Workers Learn: Develop your career with emergent learning and succeed in the creativity age." 1. ed. Happy Melly Express 180p.

Razmerita, L., Kirchner, K., Sudzina, F. (2009) "Personal knowledge management: The role of Web 2.0 tools for managing knowledge at individual and organizational levels", Online information review, v. 33, n. 6, p. 1021-1039, 2009.

Ware, C. (2010) "Visual Thinking for Design", San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers.

Publicado
27/10/2017
Como Citar

Selecione um Formato
FASSBINDER, Aracele Garcia de Oliveira; BARBOSA, Ellen Francine. Estudo e Aplicação da técnica Learning Mosaic no apoio à autorregulação da aprendizagem em Cursos Abertos Online e Massivos (MOOCs). In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23. , 2017, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 628-637. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.628.