K-Ágora como possibilidade Geotecnológica para o entendimento de Espaço junto aos alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública da Cidade do Salvador/Bahia

  • Iury Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Tania Hetkowski Universidade do Estado da Bahia
  • André Luiz Rezende Universidade do Estado da Bahia
  • Josemeire Dias Universidade do Estado da Bahia
  • Fabiana Nascimento Universidade do Estado da Bahia
  • Andrea Lago Universidade do Estado da Bahia
  • Inaiá Brandão Universidade do Estado da Bahia

Resumo


As Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial as Geotecnologias podem favorecer o entendimento de Espaço, auxiliando na apreensão de noções cartográficas e de "geo-letramento" dos sujeitos. Este artigo visa expor de forma breve, o percurso metodológico do K-Ágora e suas características, que podem possibilitar a (re)imaginação, (re)significação e (re)dimensionamento na compreensão de Espaço, pela simulação da construção de uma cidade, valorizando os aspectos que a criança considera significativos à sua vida. Como resultados serão expostos as funcionalidades do K-Ágora, potenciais a (re/des)construção do cotidiano dos alunos, a partir do uso da Metodologia Colaborativa Aplicada e dos métodos PDCA e PDSII.

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Publicado
24/10/2016
SILVA, Iury; HETKOWSKI, Tania; REZENDE, André Luiz; DIAS, Josemeire; NASCIMENTO, Fabiana; LAGO, Andrea; BRANDÃO, Inaiá. K-Ágora como possibilidade Geotecnológica para o entendimento de Espaço junto aos alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública da Cidade do Salvador/Bahia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 31-40. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.31.