K-Ágora como possibilidade Geotecnológica para o entendimento de Espaço junto aos alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública da Cidade do Salvador/Bahia

  • Iury Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Tania Hetkowski Universidade do Estado da Bahia
  • André Luiz Rezende Universidade do Estado da Bahia
  • Josemeire Dias Universidade do Estado da Bahia
  • Fabiana Nascimento Universidade do Estado da Bahia
  • Andrea Lago Universidade do Estado da Bahia
  • Inaiá Brandão Universidade do Estado da Bahia

Resumo


As Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial as Geotecnologias podem favorecer o entendimento de Espaço, auxiliando na apreensão de noções cartográficas e de "geo-letramento" dos sujeitos. Este artigo visa expor de forma breve, o percurso metodológico do K-Ágora e suas características, que podem possibilitar a (re)imaginação, (re)significação e (re)dimensionamento na compreensão de Espaço, pela simulação da construção de uma cidade, valorizando os aspectos que a criança considera significativos à sua vida. Como resultados serão expostos as funcionalidades do K-Ágora, potenciais a (re/des)construção do cotidiano dos alunos, a partir do uso da Metodologia Colaborativa Aplicada e dos métodos PDCA e PDSII.

Referências

Brito, F. J. O. e Hetkowski, T. M. (2010) "Geotecnologias: Possibilidades de Inclusão Sócio-Espacial" em: Inclusão sociodigital: da teoria à prática. 1. ed., v.1500, Curitiba.

Câmara, G., Monteiro, A. M. e Medeiros, J. S. (2004) "Introdução à Ciência da Geoinformação", INPE, São José dos Campos.

da Silva, F. G. e Carneiro, C. D. R. (2012). "Geotecnologias como recurso didático no Ensino de Geografia: Experiência com Google Earth". Caminhos de Geografia, V.13.

de Oliveira, M. T. L., do Nascimento, K. A. S. e de Castro Filho, J. A. (2013). "Os impactos ambientais da ponta serra registro das atividades com o auxílio do laptop educacional" em Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Vol. 2, No. 1.

Dias, J. M. ; Nascimento, F.S. ; Hetkowski, T. M. ; Brandão, I. ; Pereira, T. R. D. S. . Avaliação de jogos educacionais digitais baseada em Perspectivas. Uma experiência através do Jogo-simulador Kimera. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, v. 1, p. 1, 2013.

F. Shull, I. RUS, V.BASILI. How Perspective-Based Reading Can Improve Requirements Inspections, IEEE Computer, Vol. 33, No. 7, July 2000.

Francischett, M. N. (2004) "A Cartografia no ensino de Geografia: a aprendizagem mediada", Edunioeste, Cascavel.

Hetkowski, T. M. (2010) "Geotecnologia: como explorar educação cartográfica com as novas gerações?", Endipe, Belo Horizonte.

Joly, F. (1990) "A cartografia". Papirus, Campinas.

Marçal, E. et al. (2013). "Geomóvel: Um Aplicativo para Auxílio a Aulas de Campo de Geologia" em Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.V. 24, p. 52.

Martins, L. J., Seabra, V. D. S. e Carvalho, V. S. G. D. (2013). "O uso do Google Earth como ferramenta no ensino básico da Geografia". Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.

Pereira, A. M. D. O., e Teixeira, A. C. (2011). "As Tecnologias de Rede como Espaço de Aprendizagens Significativas em Geografia" em Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 1, No. 1, pp. 1157-1167).

Rosa, R. (2005), "Geotecnologias na geografia aplicada" em: Revista do departamento de geografia, n. 16, p. 81-90, Uberlândia.

Santos, M. (2006) "A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção" 4. ed. Edusp, São Paulo.

______. (2008) "Espaço e Método". 5. ed. Edusp, São Paulo.

Schäffer, N. O. et al. (2003) "Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula". UFRGS, Porto alegre.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Iury; HETKOWSKI, Tania; REZENDE, André Luiz; DIAS, Josemeire; NASCIMENTO, Fabiana; LAGO, Andrea; BRANDÃO, Inaiá. K-Ágora como possibilidade Geotecnológica para o entendimento de Espaço junto aos alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública da Cidade do Salvador/Bahia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 31-40. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.31.