Curso Híbrido Baseado em Moocs de Lovelace e Oficinas Presenciais para Aprendizagem Ativa e Nobre de Pensamento Computacional e Programação

  • Márcia Gonçalves de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-9027-0976
  • Mônica Ferreira da Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Caroline Borchardt Rodrigues Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo


O curso híbrido Moocs de Lovelace de Pensamento Computacional e Programação trata de uma ação gamificada criada no contexto de pandemia de Covid-19 para iniciação tecnológica de meninas do Ensino Fundamental e Médio de municípios do interior do Espírito Santo. A parte online do curso é realizada em Moocs sem tutoria. Já a parte presencial é realizada na forma de oficinas de aprendizagem ativa mediadas por tutores técnicos e pedagógicos. A execução do curso em pólos de EaD da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de quatro municípios resultou na certificação de 102 estudantes, sendo a grande maioria formada por meninas. O curso trouxe como principal contribuição uma proposta didática diversificada, gamificada, ativa e nobre de ensino de computação combinando momentos online e presenciais com atividades plugadas e desplugadas visando promover mais alegria e êxitos de aprendizagem no ensino de Pensamento Computacional e Programação.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Programação, Aprendizagem Ativa, Curso Híbrido

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Publicado
16/11/2022
DE OLIVEIRA, Márcia Gonçalves; DA SILVA, Mônica Ferreira; RODRIGUES, Caroline Borchardt. Curso Híbrido Baseado em Moocs de Lovelace e Oficinas Presenciais para Aprendizagem Ativa e Nobre de Pensamento Computacional e Programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 179-188. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225669.