Arquitetura Pedagógica como Estratégia de Aprendizagem no Ensino de Ciências: Um estudo de caso com alunos do 7º ano

  • Cíntia Lautert Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eric Souza Sales Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosane Aragón Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-0307-4457

Resumo


O uso das tecnologias digitais desafia os profissionais de educação quanto à reconstrução e àadequação de suas práticas pedagógicas, a fim de proporcionar a aprendizagem integrada à realidade dos educandos. Neste estudo de caso realizado com alunos do 7o ano de uma escola pública estadual, analisou-se como a Arquitetura Pedagógica Projeto de Aprendizagem contribui para a construção do conhecimento dos educandos. Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram que a utilização desta estratégia não só motivou os educandos pela busca de seu saber, como também contribuiu para estabelecer novas relações do ensino de Ciências no cotidiano.

Palavras-chave: Tecnologias digitais, arquiteturas pedagógicas, aprendizagem

Referências

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento: revista e ampliada. Penso Editora, 2016.

BECKER, Fernando. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: da ação à operação. Editora Vozes, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 05 jUL. 2022.

CARVALHO, Marie Jane S.; DE NEVADO, Rosane Aragon; DE MENEZES, Crediné Silva. Arquiteturas pedagógicas para educação à distância: concepções e suporte telemático. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2005. p. 351-360.

FAGUNDES, Léa da Cruz; SATO, Luciane Sayuri; LAURINO, Débora Pereira. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram!. 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 jul 2022.

FREIRE, P. Por uma pedagogia da pergunta. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1985.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

LEVY, Pierre. tecnologias da inteligência, As . Editora 34, 1993.NOVÓA, A. Educação 2021: para uma história do futuro. Revista Iberoamericana de Educación, n. 49, p. 1-18, enero/abr. 2009. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 jul. 2022.

PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Studying teaching, p. 1-8, 1972. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 jun. 2022.

SILVEIRA, Pedro David Netto et al. Uma ontologia de referência para arquiteturas pedagógicas. In: Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2021. p. 24-34.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
LAUTERT, Cíntia; SALES, Eric Souza; ARAGÓN, Rosane. Arquitetura Pedagógica como Estratégia de Aprendizagem no Ensino de Ciências: Um estudo de caso com alunos do 7º ano. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 211-220. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225787.