O uso do Moodle e Metodologias Ativas: percepções de professores de uma instituição do Ensino Superior
Resumo
Neste estudo, foi realizado um levantamento das principais metodologias de ensino aplicadas pelos professores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) no período de aplicação do Ensino Remoto Emergencial. Utilizamos um questionário visando analisar as percepções destes professores sobre as principais funcionalidades do Moodle conhecidas e já utilizadas pelos docentes, verificando também como estes professores percebem o nível de engajamento e aprendizado dos alunos e do nível de dificuldade para a utilização do Moodle na estruturação das disciplinas. Com os dados obtidos (N = 23), pode-se concluir que há oportunidades para o desenvolvimento das competências do corpo docente para explorar diferentes metodologias de ensino e recursos do Moodle, de forma a aprimorar ainda mais a qualidade do ensino na Universidade.
Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, Universidade de São Paulo
Referências
AIRES, S. F.; LEITE, J. C.. Estudo e Implementação de Técnicas de Motivação no Moodle. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 14. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1444-1458.
BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 fev. 2022.
GARLAND, R. The mid-point on a rating scale: is it desirable? Marketing Bulletin, v. 2, p. 66-70, 1991.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GOMES, D.; SILVA, L.; DE SANTANA, F. C. B.; LUZ, I. A. dos S.. Aplicação de PBL on-line em cursos da área de computação durante a pandemia de COVID-19. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 62-63.
GUY, R. F; NORVELL, M. The neutral point on a Likert scale. The Journal of Psychology, v. 95, p.199-204, 1977.
LAZAR, J.; FENG, J. H.; HOCHHEISER, H. Research Methods in Human-Computer Interaction. 2. ed. Cambridge: Elsevier, 2017.
LIKERT, R. A Technique for the Measurement of Attitudes. Archives of Psychology, v. 140, p. 1-55, 1932.
LUCIAN, Rafael. Repensando o uso da escala Likert: tradição ou escolha técnica? Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, Recife, v. 9, n. 1, p. 12-28, jan. 2016.
MEIRELLES JUNIOR, J. C. de; MEIRELLES, C. D. do A.. A Educação à Distância: democratização e universalização do conhecimento. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, 1. , 2012. Anais [...] São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2012.
MIRANDA, A. C. C.; LEÃO, M. B. C.; CEOLIN, A. C.; CUNHA, M. C.. Ambiente Virtual de Aprendizagem: Percepção Docente quanto à Expectativa de Desempenho. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 326-335.
RAMOS, J. L. C.; SILVA, R. F. P. da; SILVA, J. C. S.; GOMES, Alex Sandro. Adoção de Blended Learning: verificação do potencial de ampliação na Universidade Federal do Vale do São Francisco. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 36-45.
TEIXEIRA, J. A.; LACÉ, A. M.; MELO, L. V. de S. e; SOUSA, M. S. de; BRANDÃO, T. dos S.; RESENDE, D. C. A. de. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na Poiese: Possibilidades de convergência entre presencialidade e virtualidade. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020
TORI, Romero. Educação sem distância. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional Ltda., 2017. 229 p.
BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 fev. 2022.
GARLAND, R. The mid-point on a rating scale: is it desirable? Marketing Bulletin, v. 2, p. 66-70, 1991.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GOMES, D.; SILVA, L.; DE SANTANA, F. C. B.; LUZ, I. A. dos S.. Aplicação de PBL on-line em cursos da área de computação durante a pandemia de COVID-19. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 62-63.
GUY, R. F; NORVELL, M. The neutral point on a Likert scale. The Journal of Psychology, v. 95, p.199-204, 1977.
LAZAR, J.; FENG, J. H.; HOCHHEISER, H. Research Methods in Human-Computer Interaction. 2. ed. Cambridge: Elsevier, 2017.
LIKERT, R. A Technique for the Measurement of Attitudes. Archives of Psychology, v. 140, p. 1-55, 1932.
LUCIAN, Rafael. Repensando o uso da escala Likert: tradição ou escolha técnica? Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, Recife, v. 9, n. 1, p. 12-28, jan. 2016.
MEIRELLES JUNIOR, J. C. de; MEIRELLES, C. D. do A.. A Educação à Distância: democratização e universalização do conhecimento. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, 1. , 2012. Anais [...] São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2012.
MIRANDA, A. C. C.; LEÃO, M. B. C.; CEOLIN, A. C.; CUNHA, M. C.. Ambiente Virtual de Aprendizagem: Percepção Docente quanto à Expectativa de Desempenho. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 326-335.
RAMOS, J. L. C.; SILVA, R. F. P. da; SILVA, J. C. S.; GOMES, Alex Sandro. Adoção de Blended Learning: verificação do potencial de ampliação na Universidade Federal do Vale do São Francisco. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 36-45.
TEIXEIRA, J. A.; LACÉ, A. M.; MELO, L. V. de S. e; SOUSA, M. S. de; BRANDÃO, T. dos S.; RESENDE, D. C. A. de. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na Poiese: Possibilidades de convergência entre presencialidade e virtualidade. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020
TORI, Romero. Educação sem distância. 2. ed. São Paulo: Artesanato Educacional Ltda., 2017. 229 p.
Publicado
16/11/2022
Como Citar
ASANO, Vítor Atsumi; DIAS, Diógenes; TODA, Armando; ISOTANI, Seiji.
O uso do Moodle e Metodologias Ativas: percepções de professores de uma instituição do Ensino Superior. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 264-273.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225059.