Formação de Professores para o Uso das Tecnologias Digitais em Sala de Aula: Um Estudo de Caso no Curso Normal
Resumo
A partir de um curso de formação online para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s) em sala de aula, buscou-se analisar de forma qualitativa, como os alunos do curso Normal (antigo Magistério) compreendem e integram as TDIC’s em seus planejamentos pedagógicos. As análises deste estudo de caso ocorreram à luz da teoria piagetiana da Tomada de Consciência e evidenciaram que inicialmente a grande maioria dos sujeitos contempla as TDIC’s dentro de propostas transmissivas. Contudo, após a troca de experiências, os futuros professores atingiram novos níveis de compreensão apresentando conceituações capazes de promoverem mudanças significativas nos processos educacionais futuros.
Referências
ARNT, Olga. Mudanças no curso normal serão precedidas de consulta à comunidade escolar. Rio Grande do Sul, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 Jun. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em [link]. Acesso em: 05 jun. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF,1996. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 jun 2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP No: 1/2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.. Brasília, DF, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em:10 jun 2023.
BRASIL. Lei 13005 de 25 de julho de 2014. Aprova o PNE – e das outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2023.
CARVALHO, Marie Jane Soares; NEVADO, RA de; MENEZES, Crediné Silva de.Arquiteturas pedagógicas para educação a distância. Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz, v. 1, p. 36-52, 2007.
CETIC.BR.2022. Página inicial. Disponível em: [link]. Acesso em: 09 de jun. de 2023.
DIAS, Cleonice Reis Souza Dourado et al. Formação de professores da Educação Básica para uso das ferramentas Google na educação: uma experiência extensionista em tempos de pandemia. In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola. SBC, 2020. p. 349-358.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema,v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
FICK, U. Conceitos de triangulação. In: FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa.Porto Alegre, Artmed, 2009.
FIOROT, Meire Andersan et al . Análise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo Traverse. PsicoUSF, Itatiba , v. 13, n. 2, p. 165- 175, dez. 2008 . Disponível em [link]. Acessos em 27 jun. 2023.
GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Educação na era digital: a escola educativa. Penso Editora, 2015
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Base nacional Comum Curricular (BNCC): comentários críticos. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 2, 2015.
LIMA, Rafaela de Araujo Sampaio et al. Uma experiência vivenciada por doutorandos mediada por tecnologias digitais. In: Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2022. p. 110-121. Disponível em: [link]. Acesso em 02 jul. 2023.
MACEDO, L. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
MICHELS, Ana Beatriz; JACAÚNA, Ricardo Daniell Prestes; DE MENEZES, Crediné Silva. Uso da arquitetura pedagógica Projeto de Aprendizagem como suporte à prática docente em aulas síncronas. In: Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2021. p. 53-63.
MILLAN, Gerson Luiz; ARAGÓN, Rosane. Arquitetura Pedagógica Projeto de Aprendizagem: A Compreensão e as Adaptações Construídas por Alunas-Professoras. In: Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2022. p. 231-241. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 jul. 2023.
NÓVOA, António; ALVIM, Yara Cristina. Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, v. 42, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 jun 2023.
PIAGET, Jean. A Tomada de Consciência. São Paulo: Melhoramentos, 1977.
PROJETO DIAS. Evolução das Tecnologias na Educação. . YouTube, 23 de novembro de 2016. Disponível em: [link] Acesso em: 10 jun. 2023.
UNESCO. Padrão de Competência em TIC para Professores – marco político. 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 Jun. 2022.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman,2005.