Formação de Professores para o Uso das Tecnologias Digitais em Sala de Aula: Um Estudo de Caso no Curso Normal

  • Cíntia Lautert UFRGS
  • Rosane Aragon UFRGS

Resumo


A partir de um curso de formação online para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s) em sala de aula, buscou-se analisar de forma qualitativa, como os alunos do curso Normal (antigo Magistério) compreendem e integram as TDIC’s em seus planejamentos pedagógicos. As análises deste estudo de caso ocorreram à luz da teoria piagetiana da Tomada de Consciência e evidenciaram que inicialmente a grande maioria dos sujeitos contempla as TDIC’s dentro de propostas transmissivas. Contudo, após a troca de experiências, os futuros professores atingiram novos níveis de compreensão apresentando conceituações capazes de promoverem mudanças significativas nos processos educacionais futuros.

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Publicado
06/11/2023
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LAUTERT, Cíntia; ARAGON, Rosane. Formação de Professores para o Uso das Tecnologias Digitais em Sala de Aula: Um Estudo de Caso no Curso Normal. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 899-908. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234665.