Uma análise do uso da Gamificação e do STEAM para o desenvolvimento de competências na Aprendizagem de Qualificação Profissional

  • Cláudia Maia Dezanl SENAC MS
  • Heloísa Fitz Cabral SENAC MS
  • Esteic Janaina Santos Batista SENAC MS

Resumo


Este estudo investiga a aplicação da gamificação e STEAM em cursos de qualificação profissional, avaliando seu impacto no engajamento e motivação dos estudantes. Os resultados revelam que todas as turmas analisadas adotaram essas abordagens, resultando em uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e envolvente. Além disso, a formação pedagógica oferecida aos docentes se mostrou eficaz na ampliação de seu repertório de metodologias e abordagens educacionais.

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Publicado
06/11/2023
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DEZANL, Cláudia Maia; CABRAL, Heloísa Fitz; BATISTA, Esteic Janaina Santos. Uma análise do uso da Gamificação e do STEAM para o desenvolvimento de competências na Aprendizagem de Qualificação Profissional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 961-971. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235084.