Abordagem Tecnológica Sem Conectividade para Combater à Evasão em Escolas da Educação Básica
Resumo
Existem vários fatores que podem levar os estudantes da educação básica a abandonar a escola, tais como a falta de apoio familiar e a necessidade de trabalhar. A adoção de uma abordagem tecnológica software é uma possível solução para auxiliar na redução de taxas de evasão. No entanto, ao implementar essas tecnologias, deve-se considerar a infraestrutura disponível nas escolas e a falta de acesso à Internet. Nesse contexto, este artigo apresenta uma pesquisa-ação que resultou no desenvolvimento de um aplicativo móvel para digitalização de questionários em papel e um sistema para extração de dados e análise sobre a evasão escolar. Essas soluções foram utilizadas na análise do risco de evasão de 58 alunos de 3 escolas municipais.
Referências
Bueno, J. e García, L. (2015) “Pesquisa-Ação na Construção de Insumos Conceituais de um Ambiente Computacional de Apoio ao Letramento Bilíngue de Crianças Surdas”, In: Anais do Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Maceió.
Cabral, C. (2017) “Evasão Escolar: O que a escola tem a ver com isso?”, Pós-graduação em Educação e Direitos Humanos, Universidade do Sul de Santa Catarina.
Freitas, L. e Ximenes, A. (2019). Principais fatores da evasão escolar na Educação Básica. In Projeção e Docência, v. 10, n. 1, páginas 180-195.
Gago, D. e Corbellini, S. (2022). Orientação educacional: o combate à evasão escolar na pandemia. In Revista Faz Ciência, v. 23, n. 38.
Gov.Br (2023) “Secretaria de Comunicação Social. Primeiro programa oficial do Ministério da Educação aposta na alfabetização na idade certa”, [link], Fevereiro.
MEC (2022) “Programa Brasil na Escola”, [link], Fevereiro.
Pereira, R. e Dias, A. (2020) “As Principais Causas da Evasão Escolar: Uma Análise com Estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino”, In: Anais do VII Congresso Nacional de Educação, Maceió.
Queiroz, M. e Oliveira, V. (2019). Imbricações entre mediação, práticas pedagógicas e evasão: um estudo em representações. In Educação Online, v. 14, n. 31, páginas 82-104.
Riol, H. e Thuillier, D. (2015). Project management for academic research projects: Balancing structure and flexibility. In International Journal of Project Organisation and Management, v. 7, n. 251.
Silva, R. e Araújo, R. (2017). Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil. In Educação Por Escrito, v. 8, n. 1, páginas 35-48.
Sousa, A., dos Santos, M., Assêncio, J., Prata, D. e Prata, G. (2020). Notas sobre evasão escolar em uma escola do interior do Ceará. In Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, páginas 38023-38030.
Souza, T. e Rodriguez, C. (2020) “A utilização de Softwares e Plataformas Online no Ensino da Matemática”, In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola.
Unicef (2023) “Project Connect: Mapping school connectivity globally”, [link], Fevereiro.
Unesco (2023) “Education: from school closure to recovery”, [link], Julho.
Unicef (2018) “Early Warning Systems for students at risk of dropping out”, [link], Julho.
Vasconcelos, A. et al. (2023). Advancing school dropout early warning systems: the IAFREE relational model for identifying at-risk students. In Frontiers in Psychology, v. 14, n. 1.