Trilhas digitais gamificadas no ensino de Matemática: proposta para os estudos de aprendizagem contínua
Resumo
O estudo analisou trilhas digitais para apoiar a recomposição da aprendizagem em matemática no 9º ano, enfatizando a integração entre fazer e compreender. O jogo Wordwall possibilitou revisão de conceitos e desenvolvimento do pensamento formal, enquanto a trilha da Khan Academy incentivou a aplicação prática das regras de sinais por meio de estratégia e reflexão. As interações promoveram a conscientização sobre os processos de resolução de problemas.O feedback imediato permitiu suporte personalizado respeitando o ritmo de aprendizagem. As atividades resultaram maior domínio de operações com números inteiros, autonomia do aluno e reforço do raciocínio algébrico, demonstrando a eficácia da trilha gamificada em conectar a prática com a compreensão conceitual.Referências
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Publicado
24/11/2025
Como Citar
MENDES, Marisandra Goreti; ARAGÓN, Rosane.
Trilhas digitais gamificadas no ensino de Matemática: proposta para os estudos de aprendizagem contínua. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 31. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 79-88.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2025.13164.
