Métricas para análise de poder em redes sociais e sua aplicação nas doações de campanha para o Senado Federal brasileiro

  • Letícia Verona UFRJ
  • Jonice Oliveira UFRJ
  • Maria Luiza Machado Campos UFRJ

Resumo


A análise de quanto poder um ator tem sobre o outro é fundamental para entender a que interesses suas ações estão subordinadas. Este trabalho apresenta métricas para a análise fundamentado em bases teóricas da sociologia que refletem o desequilíbrio entre as relações, principal fonte de poder em uma rede social. Métricas que se aplicam ao relacionamento entre cada par de nós, e são calculadas em relação a toda a estrutura de poder da rede. Como instrumento de validação empírico foi feito estudo de caso com as doações eleitorais recebidas por partidos e senadores nas campanhas de 2010 e 2014. A aplicação das métricas permitiu evidenciar alguns interesses corporativos e partidários existentes hoje no Senado Federal brasileiro.

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Publicado
02/07/2017
VERONA, Letícia; OLIVEIRA, Jonice; CAMPOS, Maria Luiza Machado. Métricas para análise de poder em redes sociais e sua aplicação nas doações de campanha para o Senado Federal brasileiro. In: BRAZILIAN WORKSHOP ON SOCIAL NETWORK ANALYSIS AND MINING (BRASNAM), 6. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 544-554. ISSN 2595-6094. DOI: https://doi.org/10.5753/brasnam.2017.3263.

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