A Sala de Aula Invertida como Modelo Experimental de Formação Continuada: Concepções dos Professores Cursistas que Atuam no Ensino Médio

Resumo


O presente artigo é resultado da aplicação de um modelo experimental de formação continuada de professores baseado na sala de aula invertida (SAI). O recorte apresentado traz uma análise comparativa da experiência, sob o ponto de vista dos referenciais teóricos estudados e as concepções dos docentes antes do curso e depois, com ênfase nas contribuições para a incorporação na prática pedagógica. Participaram da formação quinze (15) professores que atuam no Ensino Médio de uma escola pública estadual. O curso foi desenvolvido no formato híbrido, apoiado nas estratégias da própria SAI, com vistas a compreensão e reflexão efetiva do seu uso integrado às tecnologias digitais. Ao término da capacitação, os professores se mostraram satisfeitos com a proposta do curso, intencionados a utilizar a SAI nas aulas de suas disciplinas e sugeriram uma ampliação com foco no aprofundamento das metodologias ativas.

Palavras-chave: Formação continuada de professores, Sala de aula invertida, Tecnologias digitais

Referências

Almeida, Andrea C. A. et al. (2019) “Metodologias Ativas à Luz de Comenius: uma Experiência na Pós-Graduação”. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4., Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. p. 60-68. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8876.

Bacich, Lilian e Moran, José. (2018) “Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática”. Porto Alegre: Penso.

Bergmann, Jonathan e Sams, Aaron. (2016) “Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem”. Trad. Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC.

Candau, Vera M. (2018) “Oficinas pedagógicas de Direitos Humanos”. Petrópolis: Vozes.

Gatti, Bernadete A. e Barreto, Elba S. de S. (2009) “Professores do Brasil: impasses e desafios”. Brasília: UNESCO.

Guimarães, Felipe T. et al. (2018) “Métodos ativos de ensino aliados com tecnologia para a prática de ensino: um relato de experiência”. VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola. p. 333-342. Fortaleza: WIE, DOI: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.333.

Imbernón, Francisco. (2011) “Formação Docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza”. 9 ed. São Paulo: Cortez.

Libâneo, José C. (2011) “Adeus professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente”. 13 ed. São Paulo: Cortez.

Minayo, Maria C. de S., Assis, Simone G. e Souza, Edinilsa R. (2010) “Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de programas sociais. 3a reimpressão”. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

Morán, J. (2015) Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, C. A. de. e Morales, O. E. T. (Orgs.). “Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens”. Ponta Grossa, PR: Foca Foto-PROEX/UEPG, p.15-33.

Thiollent, Michel. (2011) “Metodologia da pesquisa-ação”. 18. ed. São Paulo: Cortez.

Valente, José Armando. (2014) “Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida”. Educar em Revista, Curitiba, n. 4, p. 79-97.

Veiga, Ilma P. A. (2012) Docência como atividade profissional. In: Veiga, Ilma P. A. e D’Ávila, Cristina (Org.). “Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas”. Campinas: Papirus.
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Ádila de Lima; BURLAMAQUI, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva. A Sala de Aula Invertida como Modelo Experimental de Formação Continuada: Concepções dos Professores Cursistas que Atuam no Ensino Médio. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 108-117. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11388.