A Sala de Aula Invertida como Modelo Experimental de Formação Continuada: Concepções dos Professores Cursistas que Atuam no Ensino Médio

Resumo


O presente artigo é resultado da aplicação de um modelo experimental de formação continuada de professores baseado na sala de aula invertida (SAI). O recorte apresentado traz uma análise comparativa da experiência, sob o ponto de vista dos referenciais teóricos estudados e as concepções dos docentes antes do curso e depois, com ênfase nas contribuições para a incorporação na prática pedagógica. Participaram da formação quinze (15) professores que atuam no Ensino Médio de uma escola pública estadual. O curso foi desenvolvido no formato híbrido, apoiado nas estratégias da própria SAI, com vistas a compreensão e reflexão efetiva do seu uso integrado às tecnologias digitais. Ao término da capacitação, os professores se mostraram satisfeitos com a proposta do curso, intencionados a utilizar a SAI nas aulas de suas disciplinas e sugeriram uma ampliação com foco no aprofundamento das metodologias ativas.

Palavras-chave: Formação continuada de professores, Sala de aula invertida, Tecnologias digitais

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Publicado
31/07/2020
FERREIRA, Ádila de Lima; BURLAMAQUI, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva. A Sala de Aula Invertida como Modelo Experimental de Formação Continuada: Concepções dos Professores Cursistas que Atuam no Ensino Médio. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 108-117. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11388.