An analysis of female participation in informatics research at UFRJ’s PPGI

  • Luiz Paulo Carvalho UFRJ
  • Giselle Raposo UFRJ
  • Claudia Cappelli UFRJ
  • Cláudio Miceli UFRJ

Resumo

Sócio culturalmente, mulheres e homens não participam ou são percebidos igualmente na área da computação ou informática. Este trabalho apresenta uma pesquisa descritiva utilizando uma análise de dados e Estatística, baseada em Ciência de Dados e Teorias Feministas, sobre a participação de mulheres no PPGI da UFRJ, entre 2004 e 2018. A participação quantitativa das mulheres no PPGI da UFRJ segue o cenário sociocultural de gênero atual? Há equidade de gêneros?

Referências

Adam, A. and Richardson, H. (2001) "Feminist Philosophy and Information Systems". Information Systems Frontiers 3: 143-154. https://doi.org/10.1023/A:1011487221497.

BonJour, L. (2002) "Epistemology: Classic Problems and Contemporary Responses". Lanham, MD: Rowman & Littlefield.

Dhar, V. (2013) "Data science and prediction". Communications of the ACM. 56, 12: 64–73. doi:10.1145/2500499

Grus, J. (2018) "Data Science do zero: Primeiras regras com o Python". [S.l.]: Alta Books. ISBN 9788550803876.

Hansen, L.; Chagas, L.; Araújo, A.; Borges, V. and Holanda, M. (2018) "Análise Visual de Dados Educacionais: um Estudo de Gênero nos Cursos de Computação da Universidade de Brasília". XII WIT-SBC, Natal. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.

Holanda, M. and Araújo, A. (2019) "Pós-graduação em Computação na Universidade de Brasília: Um Grande Desafio na Diversidade de Gênero". XIII WIT-SBC, Belém. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.

Maia, M. M. (2016). “Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação”. Cadernos Pagu. n.46, pp. 223-244. ISSN 1809-4449.

Marinho, G.; Fagundes, S. and Aguilar, C. (2019) "Análise da participação feminina nos cursos técnicos e de graduação da área de Informática da Rede Federal de Educação Tecnológica e do Cefet/RJ campus Nova Friburgo". XIII WIT-SBC, Belém. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.

Marques, A.; Pinheiro, V.; Alencar, A.; Branco, K.; Alves, R. and Mendes, M. (2019) "Unindo pesquisa e extensão para fortalecer a participação feminina em cursos de Computação de uma universidade: Projeto Meninas Digitais do Vale". XIII WIT-SBC, Belém. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.

Mello, A; Melo, A. and Ferrão, I. (2019) "Uma análise sobre questões de gênero nos cursos de Computação do município de Alegrete/RS". XIII WIT-SBC, Belém. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.

Nakamura, F.; Lobo, L.; Freitas, R.; Almeida, T.; Machado, A. L. and Lauschner, T. (2017) "Participação feminina em cursos de computação: um estudo no Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas". XI WIT-SBC, São Paulo. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.

Oliveira, J.; Rocha, E.; Santos, T.; Medeiros, S. and Nunes, I. (2018) "Análise atual da situação das alunas do curso Bacharelado em Tecnologia da Informação da UFRN". XII WIT-SBC, Natal. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.

Posse, C. and Teixeira, A. (2016) "Mulheres que aprendem informática: Um estudo de gênero na área de TI". Anais do WIE, 2016. p. 707.

Recker, J. (2013) "Scientific Research in Information Systems A Beginner’s Guide". [S.l.]: Springer. ISBN 978-3-642-30047-9.

Rosser, S. (2005) "Through the Lenses of Feminist Theory: Focus on Women and Information Technology". Frontiers - A Journal of Women's Studies, 26
Publicado
2020-03-23
Como Citar
CARVALHO, Luiz Paulo et al. An analysis of female participation in informatics research at UFRJ’s PPGI. Anais da Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ), [S.l.], mar. 2020. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/ersi-rj/article/view/10115>. Acesso em: 15 maio 2024.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>