U2XECS.tech: Ferramenta para Avaliação de Usabilidade e Experiência de Usuário de Sistemas Conversacionais

Resumo


Os Sistemas Conversacionais (SCs) permitem que as pessoas interajam naturalmente com dispositivos inteligentes usando a voz, visando um envolvimento que simula uma conversa normal com outra pessoa. Neste contexto, a U2XECS foi proposta como um questionário para avaliar a Usabilidade e a Experiência do Usuário (User eXperience - UX) em SCs. No entanto, ao aplicar este questionário diversas vezes para diferentes SCs, o processo se torna dificultoso e descentralizado. Portanto, a U2XECS foi automatizada por meio de uma ferramenta chamada U2XECS.tech.

Palavras-chave: Sistemas Conversacionais, Usabilidade, Experiência do Usuário

Referências

Grand View Research, I. (2021). Intelligent virtual assistant market size worth $51.90 billion by 2028. [link].

Guerino, G. C. (2020). U2xecs: avaliação de usabilidade e experiência de usuário de sistemas conversacionais. Master’s thesis, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil.

Madan, A. and Kumar, S. (2012). Usability evaluation methods: a literature review. International Journal of Engineering Science and Technology, 4(2):590–599.
Publicado
17/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
KATZER, Kevin; BINDER, Vinícius; GUERINO, Guilherme Corredato; VALENTIM, Natasha M. C.. U2XECS.tech: Ferramenta para Avaliação de Usabilidade e Experiência de Usuário de Sistemas Conversacionais. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 76-79. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.224841.