Padrões Radiantes: Uma proposta para a prática ética do game design que promova o bem-estar

Resumo


Com o crescimento do mercado de games, um novo problema é revelado em todo o mundo: Gaming Disorder. Essa psicopatologia é caracterizada pela condição em que os jogadores dão prioridade máxima à atividade de jogar em relação às demais atividades do dia-a-dia, mesmo que isso traga consequ ências negativas para eles. Existem elementos de design que impulsionam a ocorrência dessa condição, os chamados Dark Patterns. Esses Dark Patterns se opõem aos interesses dos jogadores em favor dos interesses dos desenvolvedores. O presente trabalho busca propor e validar novos padrões de design de jogos denominados Padrões Radiantes, que desencorajam comportamentos viciantes/obsessivos, abrindo espaço para experiências que promovam o bem-estar do jogador. Os Padrões Radiantes buscam satisfazer, dentro dos jogos, as três necessidades psicológicas básicas do jogador (Autonomia, Competência e Relacionamento) com base na Teoria da Autodeterminação.
Palavras-chave: Dark patterns, Game design, Avaliação, Engajamento, Motivação

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Publicado
17/10/2022
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MIRANDA, David M.; DARIN, Ticianne de Gois Riberio. Padrões Radiantes: Uma proposta para a prática ética do game design que promova o bem-estar. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 219-227. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.225630.