UbiAccess: Um Instrumento para Avaliar o Acesso Equitativo em Ambientes Ubíquos
Resumo
Ambientes ubíquos utilizam tecnologias contemporâneas baseadas em sensores e atuadores que proporcionam diversas formas de interação. O acesso equitativo para ambientes físicos tem sido explorado pelo Design Universal (DU) e a acessibilidade na web tem sido orientada pelo W3C-WCAG. Ainda há uma escassez de ferramentas de avaliação da interação para ambientes ubíquos, que considerem aspectos que vão além das formas tradicionais de interação. UbiAccess é um instrumento de avaliação da ubiquidade do acesso, que combina aspectos de guidelines do Design Universal e do W3C-WCAG, visando contribuir com o desafio de avaliar o acesso a ambientes ubíquos.
Referências
Emanuel Duarte, Vanessa Maike, Yusseli Mendoza, Camilla Brennand, and M. Baranauskas. 2019. The Magic of Science: Beyond Action, a Case Study on Learning Through Socioenaction. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (Brasília). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 501–510. https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.501
Emanuel Felipe Duarte, Yusseli Lizeth Méndez Mendoza, and M. Cecília C. Baranauskas. 2020. InsTime: A Case Study on the Co-Design of Interactive Installations on Deep Time. In Proceedings of the 2020 ACM Designing Interactive Systems Conference (Eindhoven, Netherlands) (DIS ’20). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 231–242. https://doi.org/10.1145/3357236.3395554
Josiane Rosa de Oliveira Gaia Pimenta, Emanuel Felipe Duarte, and M. Cecilia C. Baranauskas. 2021. Evaluating Accessibility in Ubiquitous Environments: a Case Study with Museum Installations. In Anais do XLVIII Seminário Integrado de Software e Hardware (Evento Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 88–96.https://doi.org/10.5753/semish.2021.15810
Josiane Rosa de Oliveira Gaia Pimenta, Emanuel Felipe Duarte, and M. Cecilia C. Baranauskas. 2021. Investigating Access in Ubiquitous Scenarios: A Case Study and Evaluation Instrument. In X Latin American Conference on Human Computer Interaction (Valparaiso, Chile) (CLIHC 2021). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 4, 7 pages. https://doi.org/10.1145/3488392.3488396
Josiane Rosa de Oliveira Gaia Pimenta, Emanuel Felipe Duarte, and M. Cecilia C. Baranauskas. 2022. Interação Remota no Aquarela Virtual: um estudo de caso com criança diagnosticada com TDAH. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Manaus, Amazonas). Em processo de publicação.
Josiane Rosa de Oliveira Gaia Pimenta, Emanuel Felipe Duarte, and M. Cecilia C. Baranauskas. 2022. Investigando acesso equitativo em cenário socioenativo remoto: um estudo de caso. In Anais do XLIX Seminário Integrado de Software e Hardware (Niterói, Rio de Janeiro). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 152–163. https://doi.org/10.5753/semish.2022.223156
Josiane Rosa de Oliveira Gaia Pimenta, Emanuel Felipe Duarte, M. Cecilia C. Baranauskas, and Claudia Bauzer Medeiros. 2022. UbiAccess: an Instrument to Assess System Access in Ubiquitous Scenarios. Interacting with Computers (2022). Em processo de publicação.
Mark Weiser. 1991. The computer for the 21st Century. Scientific American (September 1991), 94–104.