Um Estudo Qualitativo sobre as Necessidades de Pessoas com Deficiência Visual no Brasil por Tecnologias de Casas Inteligentes
Resumo
As tecnologias assistivas têm permitido que pessoas com deficiência realizem tarefas cotidianas com maior independência e autonomia, principalmente para pessoas com deficiência visual. O uso de soluções de casa inteligente permite que esses usuários controlem suas casas com menos demanda cognitiva e física. No entanto, tornar tais aplicativos acessíveis para atender às necessidades de usuários com deficiência visual, principalmente em países em desenvolvimento, continua sendo um desafio. Este artigo investiga as percepções desses usuários sobre as tecnologias de automação residencial por meio de entrevistas semiestruturadas. Um total de 20 pessoas com deficiência visual participaram das entrevistas. Uma análise temática revelou resultados relativos aos seguintes temas: (1) como as pessoas vivem suas vidas em casa e ao redor, como as pessoas interagem com aparelhos, objetos e ambientes atuais, (3) como as pessoas percebem sua atitude em relação às tecnologias, (4) a contexto brasileiro de casas inteligentes, (5) o que as pessoas pensam que as casas inteligentes deveriam fazer e (6) vislumbrar formas de interagir com sistemas de casas inteligentes. Os resultados obtidos fornecem uma visão significativa das necessidades das pessoas com deficiência visual no Brasil, com análise de questões comuns a estudos anteriores em países mais desenvolvidos e questões específicas que têm particularidades e implicações importantes no Brasil e em outros países em desenvolvimento.
Palavras-chave:
Acessibilidade, Deficiência Visual, Casas inteligentes
Referências
Virginia Braun and Victoria Clarke. 2006. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology 3, 2 (2006), 77–101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
Otávio de Faria Oliveira, Mateus Carvalho Gonçalves, Raphael Winckler de Bettio, and André Pimenta Freire. 2022. A qualitative study on the needs of visually impaired users in Brazil for smart home interactive technologies. Behaviour & Information Technology (2022), 1–29.
Otávio de Faria Oliveira, Mateus Carvalho Gonçalves, Raphael Winckler de Bettio, and André Pimenta Freire. 2022. A qualitative study on the needs of visually impaired users in Brazil for smart home interactive technologies. Behaviour & Information Technology (2022), 1–29.
Publicado
17/10/2022
Como Citar
OLIVEIRA, Otávio de Faria; CARVALHO, Mateus Gonçalves; DE BETTIO, Raphael Winckler; FREIRE, André Pimenta.
Um Estudo Qualitativo sobre as Necessidades de Pessoas com Deficiência Visual no Brasil por Tecnologias de Casas Inteligentes. In: ARTIGOS INTERNACIONAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 21. , 2022, Diamantina.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 245-246.
DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2022.225543.