O que afeta a UX em aplicações móveis? Um resumo de um mapeamento sistemático da literatura sobre fatores que afetam a UX em reviews de lojas de aplicativos
Resumo
A baixa tolerância dos usuários com apps de baixa qualidade vem pressionando desenvolvedores a priorizarem uma Experiência do Usuário (UX) positiva para se destacarem. Nesse contexto, as reviews de lojas de aplicativos emergem como uma fonte valiosa para detectar os fatores que moldam a UX. Diversos estudos têm investigado variados fatores e seu impacto na UX. Contudo, a dispersão dos resultados dificulta a obtenção de conclusões úteis para orientar o desenvolvimento e a pesquisa na área. Este artigo apresenta um mapeamento sistemático sobre fatores que afetam a UX em reviews de lojas de aplicativos. A partir de 25 publicações, foram identificados 31 fatores, além de oportunidades de pesquisa com implicações para profissionais e pesquisadores.
Referências
Fernandez, A., Insfran, E., and Abrahão, S. (2011). Usability evaluation methods for the web: A systematic mapping study. Information and Software Technology, 53(8):789–817.
Fu, B., Lin, J., Li, L., Faloutsos, C., Hong, J., and Sadeh, N. (2013). Why people hate your app: making sense of user feedback in a mobile app store. page 1276, Chicago, Illinois, USA. the 19th ACM SIGKDD international conference, ACM Press. [Online; accessed 2019-10-30].
Guzman, E. and Maalej, W. (2014). How do users like this feature? a fine grained sentiment analysis of app reviews. pages 153–162, Karlskrona, Sweden. 2014 IEEE 22nd International Requirements Engineering Conference (RE), IEEE. [Online; accessed 2019-10-30].
Ha, E. and Wagner, D. (2013). Do android users write about electric sheep? examining consumer reviews in google play. pages 149–157, Las Vegas, NV. 2013 IEEE 10th Consumer Communications and Networking Conference (CCNC), IEEE. [Online; accessed 2019-10-30].
Hassenzahl, M. and Tractinsky, N. (2006). User experience a research agenda. Behaviour Information Technology, 25(2):91–97.
Khalid, H., Shihab, E., Nagappan, M., and Hassan, A. E. (2015). What do mobile app users complain about? IEEE Software, 32(3):70–77.
Kitchenham, B. A., Budgen, D., and Brereton, P. (2015). Evidence-based software engineering and systematic reviews, volume 4. CRC press.
Luiz, W., Viegas, F., Alencar, R., Mourão, F., Salles, T., Carvalho, D., Gonçalves, M. A., and Rocha, L. (2018). A feature-oriented sentiment rating for mobile app reviews. WWW ’18, page 1909–1918, Republic and Canton of Geneva, CHE. International World Wide Web Conferences Steering Committee. event-place: Lyon, France.
Nakamura, W. T., de Oliveira, E. C., de Oliveira, E. H., Redmiles, D., and Conte, T. (2022). What factors affect the ux in mobile apps? a systematic mapping study on the analysis of app store reviews. Journal of Systems and Software, 193:111462.
Nicolai, M., Pascarella, L., Palomba, F., and Bacchelli, A. (2019). Healthcare android apps: A tale of the customers’ perspective. WAMA 2019, page 33–39, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery. event-place: Tallinn, Estonia.
Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslén, A. (2012). Experimentation in software engineering. Springer Science Business Media.