Interfaces Conversacionais e Requisitos de Acessibilidade - Um Estudo com Usuários Idosos

  • Cynthya Letícia Teles de Oliveira USP
  • Lucas Padilha Modesto de Araújo USP
  • Marcelo Garcia Manzato USP
  • Kamila Rios da Hora Rodrigues USP

Resumo


É comum que os idosos tenham dificuldades de interagir com os sistemas digitais, às vezes ficando dependentes de um familiar para ajudá-los a realizar tarefas que o usuário médio pode considerar simples. Ao analisar o cenário dos chatbots e dos sistemas conversacionais, em geral, nota-se que os desafios esbarram nas limitações de algumas plataformas, na ausência de conhecimento prévio de designers e desenvolvedores, bem como na experiência e habilidade dos idosos. É preciso desenvolver tecnologias acessíveis ao público em geral, atentando para as diversas etapas e atores envolvidos no processo. Esta pesquisa apresenta a avaliação de doischatbots desenvolvidos a partir de diretrizes específicas, considerando diferentes aspectos do desenvolvimento de interfaces conversacionais. Oito participantes idosos se voluntariaram a participar do estudo, que apontou resultados positivos por parte dos idosos interagindo com os chatbots.

Referências

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Publicado
16/10/2023
OLIVEIRA, Cynthya Letícia Teles de; ARAÚJO, Lucas Padilha Modesto de; MANZATO, Marcelo Garcia; RODRIGUES, Kamila Rios da Hora. Interfaces Conversacionais e Requisitos de Acessibilidade - Um Estudo com Usuários Idosos. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 22. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 170-174. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2023.233813.

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