Minicurso de Design Especulativo: Construindo Pontes entre Tecnologia, Ética e Inclusão Social
Resumo
Este minicurso visa apresentar os fundamentos e explorar algumas ferramentas práticas do Design Especulativo. Embora abordagens tradicionais, como Design Thinking, possam contemplar questões sociais e culturais, o Design Especulativo amplia essa visão ao projetar futuros possíveis e explorar suas implicações. Com atividades práticas, capacita profissionais de IHC a avaliar de forma inclusiva e crítica o impacto das tecnologias desenvolvidas, promovendo reflexões sobre ética e inclusão social.Referências
Dunne, A. and Raby, F. (2024). Speculative Everything, With a new preface by the authors: Design, Fiction, and Social Dreaming. MIT press.
Frauenberger, C. (2019). Entanglement hci the next wave? ACM Transactions on Computer-Human Interaction (TOCHI), 27(1):1–27.
Loutfi, M. S. and Siqueira, S. W. M. (2024). Speculative design in a graduate program in informatics: Students perception and practical application: A novel approach for supporting information systems education. In Proceedings of the 20th Brazilian Symposium on Information Systems, pages 1–10.
Frauenberger, C. (2019). Entanglement hci the next wave? ACM Transactions on Computer-Human Interaction (TOCHI), 27(1):1–27.
Loutfi, M. S. and Siqueira, S. W. M. (2024). Speculative design in a graduate program in informatics: Students perception and practical application: A novel approach for supporting information systems education. In Proceedings of the 20th Brazilian Symposium on Information Systems, pages 1–10.
Publicado
07/10/2024
Como Citar
LOUTFI, Marcelo; ALBUQUERQUE, Beatriz; XAVIER, Charles; SIQUEIRA, Sean.
Minicurso de Design Especulativo: Construindo Pontes entre Tecnologia, Ética e Inclusão Social. In: PROPOSTAS DE MINICURSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 23. , 2024, Brasília/DF.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 3-4.
DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2024.241439.