Explorando a Interação Digital: Tecnologia Assistiva e Aprendizagem para Estudante com AME Tipo 1
Resumo
Este estudo investigou a efetividade da Tecnologia Assistiva, com foco nas pranchas de comunicação digitais, no contexto do Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD) para uma estudante com Atrofia Muscular Espinhal (AME) Tipo 1. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa-ação e o método de estudo de caso. A pesquisa envolveu sete participantes, incluindo a estudante, familiares, professores e profissionais de saúde. Os resultados destacaram a importância dessas tecnologias na promoção da inclusão, facilitando a comunicação, aumentando o engajamento da estudante e contribuindo para seu desenvolvimento acadêmico e social.
Referências
INAME. Atrofia Muscular Espinhal: entender, cuidar e viver: Um guia para famílias e profissionais. Farol Editora, f. 128, 2020. 128 p.
MANZINI, Eduardo José; DELIBERATO, Débora; ESPECIAL, Brasil. Secretaria de Educação. Portal de ajudas técnicas: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos para comunicação alternativa, f. 24. 2005. 47 p.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: Estratégias e Orientações. portal.mec.com.br. Brasília, 2002. 38 p. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 abr. 2024.
MORAES, Fernando C. C. et al. Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar. AVAUFMS, 2021.Disponível em: Curso: Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar ([link]). Acesso em: 13 de set. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Nvo Hamburgo: Editora Feevale, v. 2, 2013. 277 p. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 jan. 2024.
ROCHA, Maira Gomes de Souza da; PLETSCH, Márcia Denise. Comunicação Alternativa como Instrumento Externo de Compensação: possibilidades para a aprendizagem de alunos com múltiplas deficiências. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 4, n. 1, p. 174-185, 16 03 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.32774. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 abr. 2024.
SILVA, Leonardo Souza; BARBOSA, Josilene Souza Lima; MELO, Flávia Matos . Tecnologia, Mídias e Educação. In: EDUCAÇÃO E CONTEMPORÂNEIDADE, n. 14. 2020. 8 ed. Anais [...] São Cristóvão/SE, 2020. 13 p.