Dossiês Investigativos no Ensino de IHC: O Uso de Materiais Físicos como Estratégia Lúdica

Resumo


Introdução: Integrar teoria e prática no ensino de Interação Humano-Computador (IHC) é desafiador; especialmente pelo predomínio de abordagens expositivas e pela dificuldade de tornar os conceitos mais concretos. Objetivo: Para apoiar esse processo; foram desenvolvidos os Dossiês Investigativos; materiais físicos e lúdicos que utilizam elementos narrativos para promover engajamento e facilitar a aprendizagem. Etapas: A produção envolveu a definição de uma narrativa e a confecção dos dossiês. A avaliação foi realizada por meio de grupos focais e formulários online; com abordagem qualitativa e quantitativa. Resultados: Este trabalho apresenta os dossiês; descreve seu processo de criação; oferece orientações para sua replicação em diferentes contextos educacionais e documenta a percepção do público.
Palavras-chave: Interação Humano-Computador, Materiais Educacionais

Referências

Azofeifa, J. D., Noguez, J., Ruiz, S., Molina-Espinosa, J. M., Magana, A. J., e Benes, B. (2022). Systematic review of multimodal human–computer interaction. Informatics, 9(1).

Barbosa, S. D. J., Silva, B. S. d., Silveira, M. S., Gasparini, I., Darin, T., e Barbosa, G. D. J. (2021). Interação Humano-Computador e Experiência do Usuário. Autopublicação.

Deng, Y., Antle, A. N., e Neustaedter, C. (2014). Tango cards: a card-based design tool for informing the design of tangible learning games. In Proceedings of the 2014 Conference on Designing Interactive Systems, DIS ’14, page 695–704, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Geremias, M. S., Serpa, P., Froehner, I. S., e Gasparini, I. (2022). Desvendando as heurísticas de nielsen: Um jogo educacional como ferramenta para o ensino em ihc. In Anais do XIII Workshop sobre Educação em IHC, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Hornecker, E. (2010). Creative idea exploration within the structure of a guiding framework: the card brainstorming game. In Proceedings of the 4th International Conference on Tangible, Embedded, and Embodied Interaction (TEI ’10), New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Kavanagh, Y., O’Hara, N., Palmer, R., Lowe, P., e Raftery, D. (2017). Physical physics – getting students active in learning materials science. MRS Advances, 2(31):1635–1641.

Melo, A. M. e Coleti, T. A., editors (2024). Práticas de IHC em Sala de Aula: ações extensionistas em pauta. Perspectivas e Práticas Contemporâneas em IHC. SBC, Brasil.

Mesquita, V. e Darin, T. (2021). Orbis: Um toolkit para apoio no ensino e prática de técnicas do design centrado no usuário. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Palomino, P., Rodrigues, L., Toda, A., e Isotani, S. (2023). Enhancing Students’ Learning Experience through Gamification: Perspectives and Challenges. Springer, Cham. Revised Selected Papers from GranDGamesBR 2020 and 2021.

Palomino, P. T., Toda, A. M., Oliveira, W., Cristea, A. I., e Isotani, S. (2019). Narrative for gamification in education: Why should you care? In Proceedings of the International Conference of Advanced Learning Technologies (ICALT 2019), Maceió, Brazil. IEEE.

Putz, L.-M., Schmidt-Kraepelin, M., Treiblmaier, H., e Sunyaev, A. (2018). The influence of gamified workshops on students’ knowledge retention. In Proceedings of the GamiFIN Conference 2018, CEUR Workshop Proceedings, Pori, Finland.

Silveira, M. S. e Gasparini, I., editors (2024). Práticas de IHC em Sala de Aula. Perspectivas e Práticas Contemporâneas em IHC. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.
Publicado
08/09/2025
RODRIGUES, Letícia; FONTES, Giovana; OLIVEIRA, Ana Letícia; FLORENCIO, Dailane; CRISÓSTOMO, Taís; SANTOS, José Klaivert; DARIN, Ticianne. Dossiês Investigativos no Ensino de IHC: O Uso de Materiais Físicos como Estratégia Lúdica. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 63-67. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.13028.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)