IHC Week: Ensino de Conteúdos Teórico-Práticos de IHC por Meio de Workshops Gamificados
Resumo
Introdução: O ensino de Interação Humano-Computador (IHC) é essencial na formação de profissionais de tecnologia; por permitir a compreensão dos impactos na criação de sistemas interativos. Objetivos: Neste contexto; foi desenvolvida a IHC Week – uma estratégia de ensino gamificada originada de uma atividade de extensão universitária; voltado tanto para iniciantes quanto para quem deseja aprofundar seus conhecimentos por meio de oficinas teórico-práticas. Etapas: A partir de um cronograma bem estruturado com 4 fases diferentes e entregas pontuais; foram desenvolvidos conteúdos; materiais e documentação que possam ser replicados em diversos contextos de ensino. Resultados: Assim; uma metodologia foi planejada; desenvolvida e aplicada; recebendo avaliações muito positivas quanto à sua aplicação; por parte dos participantes das oficinas.
Palavras-chave:
Interação Humano-Computador, Oficinas, Replicabilidade, Gamificado
Referências
Barbosa, S. D. J., Silva, B. S. d., Silveira, M. S., Gasparini, I., Darin, T., and Barbosa, G. D. J. (2021). Interação Humano-Computador e Experiência do Usuário. Autopublicação.
Darin, T. (2024a). Design critique: Promovendo a reflexão em ação em projetos práticos de ihc. In Silveira, M. S. and Gasparini, I., editors, Práticas de IHC em Sala de Aula, chapter 2. Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil.
Darin, T. G. R. (2024b). Passa-ou-repassa de ihc: Uma revisão divertida dos conteúdos estudados. In Silveira, M. S. and Gasparini, I., editors, Práticas de IHC em Sala de Aula, chapter 9. Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil.
Gomes, S. R. (2024). Bingo de ihc. In Silveira, M. S. and Gasparini, I., editors, Práticas de IHC em Sala de Aula, chapter 11. Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil.
Guimarães, A. (2023). Implementação de um aplicativo de apoio para a disciplina gamificada em ihc. Monografia de graduação, Universidade de Brası́lia – UnB, Faculdade UnB Gama – FGA, Brası́lia, DF. Orientador: Prof. Dr. Sergio Antônio Andrade de Freitas. Trabalho aprovado em 15 de fevereiro de 2023.
Junior, A. S., Castro, M., Reinbold, I., Teles, J., Silva, B., and Darin, T. (2023). Orbis 2.0: Um toolkit digital de técnicas do design centrado no usuário. In Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, pages 139–143, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Meincke Melo, A. and Coleti, T. A. (2024). Práticas de IHC em Sala de Aula: ações extensionistas em pauta. Perspectivas e Práticas Contemporâneas em IHC. Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil.
Mesquita, V. and Darin, T. (2021). Orbis: Um toolkit para apoio no ensino e prática de técnicas do design centrado no usuário. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Putz, L.-M., Schmidt-Kraepelin, M., Treiblmaier, H., and Sunyaev, A. (2018). The influence of gamified workshops on students’ knowledge retention. In Proceedings of the GamiFIN Conference 2018, CEUR Workshop Proceedings, Pori, Finland.
Silveira, M. S. and Gasparini, I., editors (2024). Práticas de IHC em Sala de Aula. Perspectivas e Práticas Contemporâneas em IHC. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.
Warmelink, H., Koivisto, J., Mayer, I. S., Vesa, M., and Hamari, J. (2018). Gamification of the work floor: a literature review of gamifying production and logistics operations. In 51st Hawaii International Conference on System Sciences, pages 1108–1116.
Zaina, L. (2024). Ideando e visualizando grupo de usuários: dos personagens às protopersonas. In Silveira, M. S. and Gasparini, I., editors, Práticas de IHC em Sala de Aula, chapter 6. Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil.
Darin, T. (2024a). Design critique: Promovendo a reflexão em ação em projetos práticos de ihc. In Silveira, M. S. and Gasparini, I., editors, Práticas de IHC em Sala de Aula, chapter 2. Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil.
Darin, T. G. R. (2024b). Passa-ou-repassa de ihc: Uma revisão divertida dos conteúdos estudados. In Silveira, M. S. and Gasparini, I., editors, Práticas de IHC em Sala de Aula, chapter 9. Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil.
Gomes, S. R. (2024). Bingo de ihc. In Silveira, M. S. and Gasparini, I., editors, Práticas de IHC em Sala de Aula, chapter 11. Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil.
Guimarães, A. (2023). Implementação de um aplicativo de apoio para a disciplina gamificada em ihc. Monografia de graduação, Universidade de Brası́lia – UnB, Faculdade UnB Gama – FGA, Brası́lia, DF. Orientador: Prof. Dr. Sergio Antônio Andrade de Freitas. Trabalho aprovado em 15 de fevereiro de 2023.
Junior, A. S., Castro, M., Reinbold, I., Teles, J., Silva, B., and Darin, T. (2023). Orbis 2.0: Um toolkit digital de técnicas do design centrado no usuário. In Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, pages 139–143, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Meincke Melo, A. and Coleti, T. A. (2024). Práticas de IHC em Sala de Aula: ações extensionistas em pauta. Perspectivas e Práticas Contemporâneas em IHC. Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil.
Mesquita, V. and Darin, T. (2021). Orbis: Um toolkit para apoio no ensino e prática de técnicas do design centrado no usuário. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Putz, L.-M., Schmidt-Kraepelin, M., Treiblmaier, H., and Sunyaev, A. (2018). The influence of gamified workshops on students’ knowledge retention. In Proceedings of the GamiFIN Conference 2018, CEUR Workshop Proceedings, Pori, Finland.
Silveira, M. S. and Gasparini, I., editors (2024). Práticas de IHC em Sala de Aula. Perspectivas e Práticas Contemporâneas em IHC. SBC, Porto Alegre, RS, Brasil.
Warmelink, H., Koivisto, J., Mayer, I. S., Vesa, M., and Hamari, J. (2018). Gamification of the work floor: a literature review of gamifying production and logistics operations. In 51st Hawaii International Conference on System Sciences, pages 1108–1116.
Zaina, L. (2024). Ideando e visualizando grupo de usuários: dos personagens às protopersonas. In Silveira, M. S. and Gasparini, I., editors, Práticas de IHC em Sala de Aula, chapter 6. Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, RS, Brasil.
Publicado
08/09/2025
Como Citar
SANTOS, José Klaivert; OLIVEIRA, Ana Letícia; CRISÓSTOMO, Taís; FLORENCIO, Dailane; RODRIGUES, Letícia; FONTES, Giovana; DARIN, Ticianne.
IHC Week: Ensino de Conteúdos Teórico-Práticos de IHC por Meio de Workshops Gamificados. In: PÔSTERES E DEMONSTRAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 93-98.
DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.13027.
