Press Play to Feel: Repensando o Papel do Som na Interação

Resumo


Introdução: O som desempenha papel central para imersão, narrativa e bem-estar, mas ainda é concebido e avaliado de forma isolada na IHC. Objetivo: Este trabalho defende que o som seja tratado com o mesmo rigor dado a outros elementos da interação, em consonância com o Grande Desafio 1 do GranDIHC 2025–2035. Metodologia: Propõe-se o desenvolvimento de abordagens que integrem concepção e avaliação, contemplando aspectos técnicos, emocionais, sensoriais e culturais de forma sistemática. Resultados Esperados: Espera-se que tais abordagens fomentem metodologias e práticas que reposicionem o som como elemento central e coordenado na IHC.
Palavras-chave: Som, Design, Avaliação, Experiência do Usuário (UX), Acessibilidade

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Publicado
08/09/2025
NUNES, Caio; CRUZ, Georgia; DARIN, Ticianne. Press Play to Feel: Repensando o Papel do Som na Interação. In: POSITION PAPERS - GRANDIHCBR 2025-2035 - SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE FATORES HUMANOS EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS (IHC), 24. , 2025, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 274-279. DOI: https://doi.org/10.5753/ihc_estendido.2025.15993.

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